The Emerging Church - Espiritualidade

9. Mesclando Espiritualidade antiga e contemporânea - Como já foi colocado em tópicos anteriores, a pós-modernidade fomenta um interesse em uma espiritualidade que não se restrinja a atos religiosos, mas sim que inclua toda a vida. Por isso que há um interesse cada vez maior na espiritualidade ao mesmo tempo que o interesse em religião declina. O autor definie espiritualidade como uma reação a uma secularização faminta a alma que permeia a cultura. Há uma reação ao hiperativismo uma vez que ela fomenta a performance e despreza a contemplação e o relaxamento físico. As liturgias são valorizadas quando elas são culturalmente assecíveis com uma explicação adequada e provê uma autenticidade relacional. As disciplinas espirituais são da mesma forma encorajadas para que os crentes saibam principalmente empreender uma fé que os sustente não somente no culto público.

E é isso, essa reação vai tomando forma, às vezes eu me surpreendo com o que vejo, às vezes eu somente guardo no coração, não sei se posso me considerar emergente, nem sei se desejo a isso. Desejo uma comunidade que reflita Jesus Cristo de verdade, essas experiências me ajudaram em algumas coisas e em outras ainda acho estranhas. De qualquer forma me encoraja saber do tanto de gente que não está se conformando com esse mundo, com a igreja que esse mundo formou e está reagindo... como acho que também estou.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial