Entrevista de Brian McLaren

Descobri pelo blog do Steve Knight, que Brian McLaren concedeu uma entrevista bastante interessante para o Charlotte Observer ao iniciar a tourné "Everything Must Change" na cidade. As afirmações dele não fogem muito do que tenho lido dele, (ainda não li este último livro dele, ainda aposto que deve sair em Português logo).
Nas palavras dele:

"O Charlotte Observer publicou integralmente uma nova entrevista com Brian McLaren, a qual é uma das mais longas e abrangentes entrevistas de Brian McLaren que já li. Nele, ele fala a respeito de muita coisa, desde teologia (pecado pessoal vs. pecado social; o Final dos Tempos; evangelismo; teologia da prosperidade etc) a política (e o papel da fé na política) até homossexualismo, aborto, Billy Graham, novo ateísmo, Islamismo, estrutura da igreja (o modelo de grupos pequenos) até música de louvor e internet - e até mais...

Eu acho esta entrevista tão importante porque (se você lhe der graça ou o benefício da dúvida) você vai ver Brian McLaren afirmar sua fé cristã ortodoxa em Jesus e simplesmente defender uma fé cristã mais holística que realmente toma as palavras de Jesus de uma forma séria, assim como o chamado para ser seguidor de Cristo nesse mundo (isto é amando nosso próximo, nossos inimigos, cuidando do pobre etc)"

De qualquer forma extraí abaixo algumas afirmações que achei interessantes traduzidas no meu macarrônico inglês:

Eu disse no livro que sou completamente ortodoxo em todas as minhas crenças a respeito de Cristo. Eu confesso todos os credos antigos.

Mas aqui nós temos que lidar como coisas mais profundas. Os credos nos ensinam a afirmar a deidade de Cristo. Mas então, nós temos que dizer: O que significa viver a crença de que Jesus é a palavra encarnada de Deus? Se nós realmente crermos nisso, então nós temos que tomar de forma muito séria o que ele nos falou a respeito de amar nossos inimigos. Ao invés disso, nós frequentemente afirmamos sua doutrinas em nossas palavras - nós dizemos "Senhor, Senhor" - mas não fazemos o que ele ordenou...

Com respeito ao evangelho da prosperidade: Eu estive em cerca de 30 países nos últimos anos e vi a teologia da prosperidade se espalhar como incêncio pela América Latina, África e partes da Ásia. E é muito estranho ver centenas de milhares de pobres africanos ou latino americanos se apertarem para ouvir um destes evangelistas que tem quatro anéis de ouro, dirigem uma limosine e vestem ternos italianos de U$ 3000. E voltam para casa descalsos e com roupas velhas e ainda lhe dão dinheiro. Tem muita coisa nisso que é profundamente repugnante...

Para mim, o erro fatal que esses Novos Ateístas cometem é que a melhor alternativa à má religião seja o fim da religião. Eu acho que o melhor antídoto à má religião é a fé boa...

1 comentários:

Luis Fernando,

Postei uma introdução a um excelente material disponível em inglês. Use seu conhecimento para explorar um pouco mais dessa fonte:
http://danieldliver.blogspot.com/2008/02/aulas-com-dallas-willard.html
;)

12:46 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial