Uma hora no domingo...

Nessa semana, passei um tempo surfando em alguns dos meus sites preferidos ao lado, toda vez que faço isso, fico entusiasmado com o que está acontecendo em algumas das comunidades destacadas, ao mesmo tempo que fico frustrado com a distância que nossas comundades brasileiras tem mostrado em criatividade e ousadia no reino de Deus.
Vi dois livros excelentes e que iriam ajudar muito dois problemas cruciais de nossas comunidades.
O culto - Geralmente, o que a gente vê hoje é um padrão, são momentos de serviço religioso. Tenho aprendido que a hora dedicada ao culto é importantíssima em que cada detalhe e deve ser muito bem pensada a fim de que as pessoas saquem a mensagem que se quer passar, acho que essa hora não tem sido geralmente encarada com essa importância. Em Willow Creek (e em outras comunidades emergentes que tem ousado da mesma forma) achei fantástica a mistura de mídias, música, dramatização e mensagem, todas comunicando a mensagem às pessoas que vão, todas fazendo com que cada minuto do culto seja realmente relevante. Creio que o livro abaixo fala bem disso:
An Hour on Sunday: Creating Moments of Transformation and Wonder, Nancy BeachAn Hour on Sunday:Creating Moments of Transformation and Wonder (Uma hora no Domingo:Criando momentos de transformação e mágica)

O trabalho com as crianças - Aqui é o verdadeiro calcanhar de Aquiles da igreja, o pessoal mexe, mexe, mas as crianças ou se divertem sem a edificação ou não se edificam com a mensagem fora de relevância e também não se divertem. Pedagogos podem tem uma excelente intenção, mas a equipe é uma parte extremamente importante nesse processo, já vi bons pedagogos com péssimas noções de liderança jogarem o ministério na total irrelevância. Um exemplo bom que vi foi na Igreja Batista Central de Fortaleza que tem o Geração Futuro (baseado no Promiseland) com voluntários bastante motivados. Para que eles não percam o culto a igreja tem dois cultos, um com o Geração Futuro, e outro idêntico geralmente com o voluntariado (que geralmente faz parte da juventude) e com o restante da turma deles, é uma excelente lição de serviço. O livro abaixo reflete bem o objetivo deles (de Willow Creek com o Promiseland e aqueles que tem seguido este modelo), a melhor hora da semana para as crianças, e eles têm conseguido...
Making Your Children's Ministry the Best Hour of Every Kid's Week, Sue Miller, David StaalMaking Your Children's Ministry the Best Hour of Every Kid's Week (Fazendo com seu ministério infantil a melhor hora da semana de toda criança)
Esses livros são bem técnicos, mas alcançam o cerne de como fazer um bom trabalho. Recursos há, idéias há, falta vontade de fazer bem, visão e humildade para reconhecer modelos, saber mudar e buscar o interesse certo.

1 comentários:

Oi Luis Fernando!
Estava fazendo uma pesquisa no google e esconteri o seu blog. Eu sou Aline, coordeno os trabalhos Geração Futuro Brasil, gostaria de receber informações suas, como ministério, igreja... Quanto tempo usa Geração Futuro...
Meu email: aline@willowcreek.org.br

Até mais!

10:50 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial