Bem além do choro

Estou nos capítulos finais de "Corra com os cavalos" de Eugene Peterson, gostei muito! Eugene Peterson tem uma linguagem bem mais simples que esperava e me revelou um lado importantíssimo do profeta Jeremias, depois que finalizar o evangelho de Lucas, vou examinar agora o livro de Jeremias e suas Lamentações. Acho que agora com um background muito melhor.
Toda vez que li Jeremias eu lia com aquela imagem do "profeta chorão", como se fala em toda Escola Dominical, ainda mais, tinha aquela imagem do profeta que tentou se excusar de sua missão com o pretexto que era jovem demais para assumí-lo. O interessante foi justamente a mudança em sua vida proporcionada por Deus nessa conversa. Com o livro passei a entender Jeremias como um profeta chave para aqueles tempos.
Outro equívoco que tinha era da reforma religiosa promovida pelo rei Josias, eu até devo ter pregado a esse respeito algumas vezes. A história parece extremamente importante para o povo, pois o rei mostra interesse no Reino de Deus ao reformar o templo e no momento que descobre os escritos (Deuteronômio), propõe sua leitura que constrangeu todo o povo, após isso, o rei restaurou todas as festas e tradições que haviam há muito esquecido. O detalhe é que a intenção foi muito boa, mas a reforma acabou se revelando bastante superficial, pois, o povo andava como crentes, repetiam chavões da igreja mas manteve o coração longe da Palavra de Deus e muito próximo aos cultos antigos.
A fibra de Jeremias se torna cada vez mais evidente quando ele recebe de Deus as profecias e acaba peitando o povo e até os líderes espirituais quando tudo parecia estar bem com a igreja. Acho uma característica bastante necessária agora e aqui, em um momento em que parece que a igreja crescendo e muitos estão se convertendo, precisamos de profetas que percebam a superficialidade de muitos movimentos e conversões e clamem por uma conversão total de coração, mente que reflita frutos espirituais que realmente causem diferença na nossa sociedade.
É um momento que vale ser crítico, vale ser sincero e vale o zelo por Deus.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial