Meu dia da arte

Ontem, tirei o feriado para fazer alguma coisa mais diferente, então decidimos ir a XXVI Bienal de Artes de São Paulo. Enquanto minhas mulheres (esposa e filha) se arrumavam (leva algum tempo), pude dar uma olhada na página Solomon Porch Visual arts lounge, é uma galeria virtual da Solomon Porch, muito legal, à medida que lia o livro da SP, pensava que era uma boa igreja para se plantar na Vila Madalena. A página me fez pensar no quão pouco a arte é explorada para nossa própria expressão cristã, os bons exemplos que conheço são Solomon Porch (at their art louge), Warehouse 242 (que costuma associar uma pintura a cada mensagem) e Quest (que tem Artes como uma das prioridades), isto é, não conheço tantos exemplos assim.
XXVI Bienal de São Paulo
Meu passeio a Bienal foi bem divertido, tem algumas peças bonitas, algumas horríveis e outras bem engraçadas, meu medo era a Maria Ester se assustar com algumas instalações esquisitas, mas ela levou tudo na boa. Acho que o grande benefício de se tentar apreciar arte (seja ela pintura, poesia, música, escultura etc) é o de ampliar seus horizontes, ver as coisas de outros pontos de vista e ganhar insights que você nunca conseguiria com a vida de sempre. Voltei pra casa querendo fazer arte, me expressar de alguma forma, ou por Photoshop, ou pintura, sei lá, só sei que quanto mais esperar por isso mais pode acontecer do mesmo: nada!
Hoje eu li um artigo da Relevant Magazine que tinha visto de leve ontem e também fala sobre arte: “Irrelevant to the Church”, é interessante verificar esse relacionamento entre arte e igreja e concluir que este é cheio de controvérsias. O autor verifica hoje que esse relacionamento tem sido bastante ofuscado pela indústria do louvor e seus negócios correlatos. O interessante é verificar que Cristo mesmo utilizava de muita arte em conduzir seu ministério, era um excelente contador de estórias e através delas colocou todas as verdades para o povo de sua época de uma forma que estes pudessem assimilar. Achei legal sua conclusão: "Se a igreja não acolher artistas envolvidos com o evangelho, ela não vai ser capaz de seguir a cultura em que vive, e não conseguirá influenciá-la. Artistas precisam da igreja para ler o mundo com a luz do Evangelho. Mas a igreja precisa de artistas para se manter intencional, proposital e o mais importante "no" mundo.
it is ironic to realize that art and church relationship is very controversy, once you know that arts is considered the picture of the soul.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial