Já é quarta-feira e queria escrever sobre a mensagem de domingo, baseado em Gênesis 50, tivemos uma mensagem esclarecendo se tudo o que acontecia era da vontade de Deus. Achei a mensagem riquíssima, embora bastante polêmica, é o tipo de mensagem que só pessoas como o Pr. Ed René consegue passar, pastores com menos autoridade só erguem polémica.
Acho que muita gente tem até medo de pensar que muito do que acontece não é da vontade de Deus, para não ferir a onipotência de Deus. Mas se pensarmos que Deus criou o mundo com leis e ordem, e pensarmos o quanto ele deseja ver a harmonia de tudo isso, toda essa estória começa a ser mais compreensível.
Pensar que exatamente tudo o que acontece é da vontade de Deus é complicado, pois assim seriamos meros marionetes e seres sem vontade, teríamos histórias bonitas de quem foi livrado por Deus, mas histórias cruéis de pessoas que nasceram num ambiente hostil, de pessoas que nasceram com deformidades e pelas vítimas de violência e maldades. Teríamos que pensar que Deus promoveria o mal, seria o responsável pelo holocausto, pela pobreza e pelo sofrimento.
Daí eu lembro de uma reflexão super oportuna do Brian McLaren no livro "A New Kind of Christian" mais ou menos assim:"Numa ótica moderna, quando víamos na Bíblia que Deus está no controle de tudo, sempre imaginávamos o controle como o de máquinas, quando se domina tudo o que acontece no meio produtivo; no entanto na época da Bíblia não havia máquinas, quando se pensava em controle, o controle era de animais, quando a pessoa orienta a direção que o animal deve seguir, mas o animal pode desobedecer e ir para outra direção. Perdoa-me Senhor quando na minha mente moderna atribuí ao Senhor a responsabilidade por todas as coisas como numa máquina"
Mas o fato mais legal de tudo isso, (comprovado pela história de José) é que Deus é o que transforma o mal em bem. O mal pode vir e nos afligir, mas Deus trabalha para que o bem surja no fim de tudo isso.
Saí feliz em entender o quanto confundimos as coisas quando agimos como deuses e exigimos que nossa história seja perfeita, o fato é que Deus está realizando sua história que essa sim é perfeita e inegociável, a nossa história tem que ser totalmente negociável, e só será perfeita se a submetermos à história perfeita de Deus. O melhor exemplo é o de Cristo, sua história isolada foi um desastre, alguém que só fez o bem, acabou traído e morto ainda jovem por causa de perseguições políticas e religiosas, mas sem essa história nós estaríamos totalmente perdidos.
Junto com o artigo do post de ontem, essa certeza me dá um grande livramento de ter que realizar todos os meus sonhos e vontades, me aproximar de Deus e desejar que sua história seja cumprida a dispeito de todas as modificações na minha história.

Que absurdo!

Muitos norte coreanos morreram no último acidente somente para salvar a foto do responsável pela miséria, fome e sofrimento de toda uma nação. UOL
Esse é o tipo de notícia que pode facilmente cair como ilustração para pesar a consciência daqueles que não estão dispostos a se oferecer tanto assim por Cristo, de qualquer forma é muito triste saber de pessoas que estão morrendo por absolutamente nada.

Relevant desse mês

Dei uma olhada na edição da Relevant Magazine na Net. Quero destacar:
Um artigo que me tocou muito: Sonhos se tornam realidade
"...Sonhos, não importam quão nobres ou celestiais sejam, podem se tornar em deuses que pregam um evangelho falso e prometer uma salvação também falsa. O evangelho falso me diz, "Você será completo se cumprir essa meta". O evangelho Verdadeiro me diz, "Você é completo quer você cumpra ou não qualquer coisa, porque nada do que você fizer pode ultrapassar o que Cristo fez por você". Há uma linha tênue entre amar seu sonho e amar o cumpridor do seu sonho. É a diferença entre ver Deus como um meio, e ver Deus como um fim..." Brenda Choo
Um artigo muito interessante: A real ameaça ao casamento
"...Muitos Cristãos americanos são rápidos para denunciar veementemente a complacência do governo a respeito de casamento para os homossexuais por causa da sua aparente ameaça à família nuclear. Mas a aceitação também complacente do divórcio já fez o dano permanente que a unidade familiar poderia ter. É duvidoso crer que a legislação do casamento gay prejudique mais às famílias que a taxa de 50% de divórcio (que os Estados Unidos enfrentam hoje)..." Kathryn Malczyk

The Apprendice
Olha a série que Willow Creek está desenvolvendo agora, O Aprendiz - preparando-se para a última reunião da liderança. Uma olhada em nove virtudes notáveis - as qualidades na vida que realmente valem. Veja que diferença que o trabalho de Deus pode fazer assim que você aprende com o grande Mestre (tradução livre por mim):
17 e 18 de Abril - Amor
24 e 25 de Abril - Alegria
1 e 2 de Maio - Paz
8 e 9 de Maio - Paciência
15 e 16 de Maio - Amabilidade
22 e 23 de maio - Bondade
29 e 30 de maio - Fidelidade
5 e 6 de Junho - Mansidão
12 e 13 de Junho - Domínio Próprio
Além das mensagens, eles vão desenvolver um Workshop a respeito do assunto. Já falei que acho muito legal a forma como eles desenvolvem os assuntos e ensinam. é também uma grande lição para nós.
PS: É! Minha primeira imagem!

À medida que chego às últimas cartas do novo testamento (João e Judas), é interessante notar o quanto o desvio doutrinário colocou o pessoal a trabalhar. Infelizmente muitos hoje vêem nisso o pretexto para moldarem seu rebanho de acordo com seus preconceitos, enquanto isso, vejo outros vendo o Brasil como num processo de grande avivamento sem o menor questionamento do quanto o crescimento evangélico é também cristão, igrejas cheias, porém sem o efeito correspondente de frutos espirituais no caráter do povo.
Tentar ser ponderado nessa bagunça é um grande desafio, e o exame humilde e sincero da Bíblia e do caráter de Cristo é mais que urgente.
Falo isso porque não tenho visto tanta sinceridade nesse exame. A minoria busca a Biblia pronto para mudar para onde a Bíblia apontar. É mais comum ver o "clero" utilizando a Bíblia apenas para embasar suas profecias.

Corinthians começou perdendo (Ponte Preta 3 x 2 Corinthians) ... já estava me preparando, mas ontem confirmei: a torcida neste brasileiro vai ser para o Corinthians ficar entre o 15º e 10º colocações...
Pelo menos o Corinthians fez 2 gols! Já é um bom começo.

Tivemos um culto muito especial hoje, tanto que fiz questão de postar hoje mesmo. Tivemos o testemunho de um missionário palestino, nascido em Belém, que está pregando na Faixa de Gaza.
Desde a adolescência tenho sido bastante sensível a missões, e geralmente quando ouço testemunhos missionários fico muito grato a Deus pelo que Ele tem feito nesse mundo, me vejo com muito menos fé do que imaginava e vejo a grande importância de viver e ousar com fé. Geralmente, o que vejo é que a fé tem um limite extremamente acima do que tenho nutrido, vejo os missionários vivendo uma fé quase sem limites e no final são presenciados pela Mão de Deus de uma maneira formidável para mim com uma assistência e intervenção de forma fantástica!
Ouvi testemunho da grande pobreza entre os palestinos, de como o amor que Deus coloca em nosso coração é extremamante relevante em um meio endurecido como aquele, de grandes milagres naquele meio e que Deus está levantando muitos para alcançar outros para Cristo.
Vejo também o quanto o conforto que às vezes tenho sido envolvido em buscar é irrelevante face à tanta gente que precisa de Deus, de amor e de recursos até para comer. Em nossas devocionais em casa, tenho pedido sinceramente a Deus para viver de uma forma missionária e de participar desse esforço em alcançar o mundo para Cristo, às vezes visando exercitar estratégias especiais para alcançar a moçada do meu condomínio ou os meus colegas de serviço. O que aprendo em dias como esse é que além de estratégia, precisamos simplesmente sair do barco e andar nas águas, dar o passo de fé, correr riscos, e é por isso que geralmente não avancei e creio também que não avançamos.
Um apelo muito forte e convincente feito pelo missionário depois de tudo isso foi de que não há mais espaço para a igreja continuar como clube, promovendo encontros sociais, de promover fama e espetáculos. O momento tem que ser de falar, demonstrar o amor e alcançar.
Que assim seja, os palestinos importam para Deus e Ele está trabalhando para levar muitos para Ele.

Hoje nosso dia vai ser na Bienal do Livro.
Domínio Próprio... Senhor, Domínio Próprio (é um fruto do Espírito)
Domínio Próprio...
Amém!

Na falta de um Friday Five atualizado, Rick postou um Friday Five alternativo, vamos falar de filmes:
1) Qual o último filme que você viu no cinema, como foi?
A Paixão de Cristo, comentários no post de 31 de março
2) Qual o melhor filme que você viu no cinema este ano?
A Paixão de Cristo tem sua importância na fé, 21 Gramas foi muito diferente e profundo, mas O Senhor dos Anéis foi perfeito!
3) Qual lançamento você está aguardando no cinema?
Estou meio por fora do que vai acontecer no cinema, acabei de ver uma crítica do filme do Tarantino Kill Bill muito boa.
4) Qual foi o último DVD que você assistiu?
Insônia
5) O que você recomenda: comprar, alugar ou esquecê-lo? Por que?
Alugue, acho legal ver o Robin Willians fazendo um papel tão diferente de vilão.

Acho que hoje também não teremos Friday Five , mas tem uma outra reflexão que lemos ontem do livro Bíblia, minha companheira, concluímos as reflexões à respeito das pragas no Egito e vimos que, com elas, Deus desafiava os deuses egípcios, e tivemos uma pergunta muito interessante:
- Se Deus declarasse guerra contra os deuses da nossa sociedade moderna, contra quem teria que lutar?
Nossa primeira resposta (minha e da Helô) seria o consumo, sempre que pensamos nisso pensamos no módulo de discipulado que fizemos há bastante tempo "vida simples" e lembramos que poderíamos viver com muito menos do que temos, até o mundo evangélico abriu um meio para manter esse "culto".
Poderíamos ser mais detalhados e falar do deus da Globo, ou deus da Brahma e NovaSkin, mas fico com o diagnóstico de João, que li também hoje pela manhã : "a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens"

Tenho um versículo que li esta manhã e vou retê-lo para hoje, está na Primeira carta de João 3:18 - "Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele."
Se somos seríamos conhecidos pelo amor, se as pessoas ao verem o amor entre nós creriam em Deus, por que não temos tantas pessoas assim crendo?
Amor em ação.

Encontrei uma forma de acrescentar dois blogs na lista de links ao lado, são dois blogs que eu recorro bastante, primeiro é o nacional, o do Pastor Sandro Baggio, ele é pastor do Projeto Ágape e tem umas reflexões muito relevantes e iniciou um trabalho muito interessante, me identifico bastante com suas idéias. O outro é o do Rick 1j13 , ele é coordenador do grupo de discussão do New Kind of Christian, tem também reflexões muito sinceras e interessantes, tenho tido bastante inspiração em seu blogg e com alguns gadgets que não demorei muito a acrescentar em meu blogg.
Desfrute!

Vale a pena deixar anotado:
Não sei se você já entrou no site da Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera, é com bastante alegria que vejo a notícia (entrando na seção "Notícias") da organização como Igreja Presbiteriana Chácara Primavera.
Há três anos eles eram 10 pessoas definindo as diretrizes da nova "Comunidade", hoje são quase 400 pessoas desfrutando das bênçãos de uma igreja mais contemporânea.
Já cheguei a combinar com um monte de gente uma visita para lá, mas ainda vou dar uma olhada como está!
Ainda há bons sonhos realizados dentro da Igreja Presbiteriana, ainda há esperança!

Ao contrário do que compartilhei para alguns, ainda estou trabalhando, meu tão sonhado retiro ficou para alguma outra semana, se fosse, não teria o sossego que tanto precisava para um período fora da empresa.
Estou acompanhando a conclusão de uma grande negociação que envolve minha área. Foi algo que envolveu muitos cálculos, pareceres de advogados e negociação, muita negociação.
Uma coisa que aprendi em negociação é que ela é constante na vida e ela força a que você atue de acordo com os interesses que você se comprometeu, a negociação em si é um grande teatro e quando me vi no meio de tudo isso (acompanhando e suportando com alguns estudos econômicos) simplismente não conseguia diferenciar quando havia verdade ou quando havia apenas encenação para amparar a posição que se defendia. Na verdade, não conseguia encontrar verdade no que se passava, até nas explosões emocionais, não conseguia diferenciar se era uma manifestação legítima ou um jogo da negociação.
Conforme já falei, negociação não corre só no mundo dos negócios, mas também em muitos relacionamentos. Quando se defende o que tem como o mínimo que pode assumir, mas, na verdade poderia ceder muito mais; quando se aparenta ter muito para intimidar os outros, mas na verdade não tem nada; um blefe, como um jogo de truco.
A partir do momento que você começa a valorizar a questão da autenticidade, dá um certo mal estar com tudo isso. A partir daí que começo a entender melhor o que encontramos na Bíblia: "Seja o seu falar sim, sim e não, não", ou seja, que as suas palavras confirmem o que é a verdade e o que está no coração.
Embora muitos ainda queiram viver dessa forma até na igreja (já vi algumas pessoas me pedirem que negocie minhas posições), é no cristianismo que poderemos ver uma boa lição para o mundo e um oasis de verdade. Com todo mundo negociando em tudo quanto é coisa, a verdade e a autenticidade começa a ser um valor a ser aprendido e muito buscado.
Que a nossa palavra confirme o que está no coração, conforme Deus quer.

Friday Five voltou!
1 - O que você faz da vida?
Sou analista financeiro em uma empresa quimico/têxtil.
2 - O que você mais gosta no seu trabalho?
Lidar com alguns líderes de outras empresas
3 - O que você menos gosta no seu trabalho?
Acho um pouco restrito
4 - Quando você tem um dia ruim no trabalho, geralmente é porque...
Só fiz o básico, não houve desafio
5 - Em que outra carreira você estaria interessado?
Pastorado

Esta semana está passando bastante rápido, mas não gostaria de terminá-la sem falar da Páscoa que aproximamos. Na lista que observo (New Kind of Christian) o pessoal está compartilhando como vão passar a Páscoa, à medida que vejo estas preparações, à medida que lembro do filme que assisti, que foi uma excelente preparação para essa semana, venho pensando no quanto esse momento é especial, no quanto ele custou e no quanto devo observá-lo com carinho.
Geralmente eu vejo os rituais com bastante desdém, pois hoje em dia os rituais se tornaram uma forma de mecanizar a fé e se justificar em detrimento da graça. Por outro lado tenho visto também a importância de termos momentos nossos com Deus em que aquilo que fazemos é precioso para nós e Deus. É bastante interessante vermos a essência de muitos destes rituais para sentirmos a dedicação dos primeiros que o fizeram a Deus.
A correria e o stress nos dão somente um gosto de chocolate para esse feriado, mas gostaria que fosse diferente, quero sentir e exalar o aroma de Cristo.
Meu desapontamento com gosto de chocolate é que o nome de Cristo virou pretexto para que surjam muitos especialistas, que o estudam mas não o adoram; muitas autoridades, que legislam em seu nome, mas que são muito semelhantes aos que gostavam de preservar a ordem religiosa que Jesus Cristo desafiava; muitos líderes que encontraram motivos políticos na mensagem de Cristo e o aproveitam para difundir seu sistema etc.
Enquanto isso, Jesus Cristo tomava o exemplo de uma criança, para explicar que o maior não era o que sabia mais; tomava o exemplo do lavar os pés, para explicar que o importante era servir e não ser servido e tomava o exemplo do próprio Reino, para explicar que seu sistema não era deste mundo.
Quero ficar com esse exemplo nessa Páscoa, humilde, quieto e paciente. E assim o mundo pode ser conquistado com seu amor e sua paz.
É assim que eu vejo acontecer uma boa Páscoa! Espero que isso aconteça a você também!

Terminei ontem a leitura do Aqua Church, gostei bastante do livro apesar da sensação de tê-lo lido meio tarde, isto porque eu já li alguns outros livros que me deram uma boa visão das mudanças de mentalidade no pós-modernismo e tive estas tendências bem confirmadas no livro. Além disso, Leonard Sweet sabe trabalhar muito bem com os fatos quotidianos, mesmo assim, quando você ouve o entusiasmo do autor sobre o crescimento do e-business você sabe que é algo já passado. Por isso gostaria de ter contato com um livro mais recente dele, talvez algo pós 11/09. De qualquer forma, Leonard Sweet parece ser um dos melhores autores do momento a posicionar a igreja a desafios presentes, por isso é bom sempre tê-lo em referência.
Mesmo assim, o livro é excelente para trabalhar com o ministério para orientação do trabalho a uma estratégia de alcance pós moderna, tem exercícios individuais excelentes e em grupo, creio que a aplicação deles seria de muita valia para um grupo em preparação. Além disso, em cada capítulo ele deixa uma igreja como estudo de caso sobre o capítulo.
Em suma, o livro fala das artes de liderança para navegação nesse mundo pós moderno:
1 - Se orientando pela Estrela: Jesus Cristo (Prince of Peace Lutheran church)
2 - Estudando a bússola: A Bíblia (Casas Adobes Baptist Church)
3 - Segurando a âncora: a tradição (Mars Hill Fellowship)
4 - Andando pelo cais: Tomada de Risco (Ginghamsburg Church)
5 - Ouvindo o sonar: As Vibrações (Hills Christian Life Centre)
6 - Olhando através do telescópio: Visão (Wooddale Church)
7 - Deixando a embarcação: Descanso sabbático (Windsor Village United Methodist Church)
8 - Sinalizando com bandeiras e semáforos: Comunicação (Saddleback Valley Community Church)
9 - Valorizando a tripulação: Colaboração e Trabalho em Grupo (Flamingo Road Church)
10 - Usando o Giroscópio: Criatividade (Mosaic)
11 - Aprendendo com as cartas náuticas e a biblioteca: Capital Intelectual (Community Church of Joy)
11 1/3 - Sentindo o dedo molhado: Intuição (Hillvue Heights Church)

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial