O que acontece sempre é da vontade de Deus?

Já é quarta-feira e queria escrever sobre a mensagem de domingo, baseado em Gênesis 50, tivemos uma mensagem esclarecendo se tudo o que acontecia era da vontade de Deus. Achei a mensagem riquíssima, embora bastante polêmica, é o tipo de mensagem que só pessoas como o Pr. Ed René consegue passar, pastores com menos autoridade só erguem polémica.
Acho que muita gente tem até medo de pensar que muito do que acontece não é da vontade de Deus, para não ferir a onipotência de Deus. Mas se pensarmos que Deus criou o mundo com leis e ordem, e pensarmos o quanto ele deseja ver a harmonia de tudo isso, toda essa estória começa a ser mais compreensível.
Pensar que exatamente tudo o que acontece é da vontade de Deus é complicado, pois assim seriamos meros marionetes e seres sem vontade, teríamos histórias bonitas de quem foi livrado por Deus, mas histórias cruéis de pessoas que nasceram num ambiente hostil, de pessoas que nasceram com deformidades e pelas vítimas de violência e maldades. Teríamos que pensar que Deus promoveria o mal, seria o responsável pelo holocausto, pela pobreza e pelo sofrimento.
Daí eu lembro de uma reflexão super oportuna do Brian McLaren no livro "A New Kind of Christian" mais ou menos assim:"Numa ótica moderna, quando víamos na Bíblia que Deus está no controle de tudo, sempre imaginávamos o controle como o de máquinas, quando se domina tudo o que acontece no meio produtivo; no entanto na época da Bíblia não havia máquinas, quando se pensava em controle, o controle era de animais, quando a pessoa orienta a direção que o animal deve seguir, mas o animal pode desobedecer e ir para outra direção. Perdoa-me Senhor quando na minha mente moderna atribuí ao Senhor a responsabilidade por todas as coisas como numa máquina"
Mas o fato mais legal de tudo isso, (comprovado pela história de José) é que Deus é o que transforma o mal em bem. O mal pode vir e nos afligir, mas Deus trabalha para que o bem surja no fim de tudo isso.
Saí feliz em entender o quanto confundimos as coisas quando agimos como deuses e exigimos que nossa história seja perfeita, o fato é que Deus está realizando sua história que essa sim é perfeita e inegociável, a nossa história tem que ser totalmente negociável, e só será perfeita se a submetermos à história perfeita de Deus. O melhor exemplo é o de Cristo, sua história isolada foi um desastre, alguém que só fez o bem, acabou traído e morto ainda jovem por causa de perseguições políticas e religiosas, mas sem essa história nós estaríamos totalmente perdidos.
Junto com o artigo do post de ontem, essa certeza me dá um grande livramento de ter que realizar todos os meus sonhos e vontades, me aproximar de Deus e desejar que sua história seja cumprida a dispeito de todas as modificações na minha história.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial