Não é só na Coréia do Norte

Coincidentemente, no dia que li a notícia sobre as pessoas que morreram para salvar a foto do ditador da Coréia do Norte (UOL- post do dia 28 de abril, prá pensar...), era o dia de oração pela Coréia do Norte (Intercessão Mundial). Além disso, tenho lido algumas reportagens que sairam sobre o país. É difícil não ficar sensibilizado com esta situação.
É assustador ver a vida do pessoal de lá, o governo fez daquilo um mundo com uma outra realidade, isso porque as informações internas são extremamente manipuladas e as informações externas são inacessíveis. Sabia que até o rádio deles tem uma sintonia fixa, o que os impede de ouvir rádios de fora da Coréia? Tudo isso colabora maquiavelicamente para que a pessoa média de lá deve pense que vive no melhor país do mundo que chega até a esmagar a todas as potências mundiais. O tipo de coisa muito parecida com 1984 (de George Orwell).
Quando pensamos: como esse pessoal pode fazer uma besteira dessas, como morrer por uma foto? Como pode existir uma população tão ingênua assim? Vemos a realidade e concluímos que só a ilusão de um país fantástico e de um governante divino pode levar a tamanhos equívocos.
Estou falando tudo isso porque acho que algo muito semelhante ocorre conosco, da mesma forma que os norte coreanos pensam viver uma vida num país formidável (mesmo a dispeito das necessidades que eles estão passando), e todo o restante do mundo sabe que isso é uma ilusão criminosa, o mesmo ocorre com nosso mundo atual.
Foi o que Jesus Cristo procurou alertar, há uma vida de verdade fora desse esquema ilusório de vida: nascer-crescer-consumir-morrer. Mas isso não parece ser tão claro porque grande parte do sistema de informação que nos rodeia tenta provar para nós o contrário.
Paulo falou para os Efésios (4:18,19) "Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza."
Quando penso em tantas besteiras que estamos dispostos a fazer: quando pensamos em colocar todo nosso esforço de vida em fazer com que todos tenham o seguro da sua empresa, ou quando pensamos que se tivermos mais seremos mais, quando pensamos que nosso prazer é prioritário até mesmo em detrimento de nossa família, quando pensamos que somos as pessoas mais felizes do mundo porque nosso time foi campeão... Quanta ilusão! Penso que talvez não sejamos mais inteligentes nem mais informados que os norte coreanos, eles apenas estão vivendo um outro tipo de ilusão, há uma vida melhor que Jesus Cristo propôs, ele falou de uma vida de verdade (eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.), mas estamos inclinados a acreditar em toda a ilusão passada por todo esse esquema de vida que vivemos hoje no mundo.
Isso sim é assustador!

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial