Esperança

Foto por Mariusm
Queria falar a respeito do motivo de estar aqui, pelo motivo que leva muitas pessoas a igreja e me faz acordar dia a dia: Esperança.
No meio de tantas discussões a respeito de repensar igreja e teologia para a pós modernidade, tenho recebido mensagens todo dia me lembrando a respeito de deficiências, sobre falhas, a respeito de responsabilidade não cumprida, a respeito de nossa necessidade de uma nova reforma e por aí vai até que me vem um senso de amragura e quando sou tentado a pensar que estamos em uma época muito ruim para a igreja. Não que eu queira fugir das discussões, acho até muitas delas extremamente edificantes e tem nos feito crescer muito. Mas preciso lembrar que tipo de coisa estamos lidando.
Quando penso naquilo que fazemos penso em problemas, mas não estamos aqui por nossa causa, mas por causa de Deus que nos amou primeiro. Toda vez que penso em esperança, me vem um verso de Lamentações de Jeremias, quando Jeremias estava lembrando de tanta coisa ruim que estava acontecendo a ele, mas ele pode brilhantemente virar o jogo quando começou a falar sobre esperança:

"Lembro-me da minha aflição e do meu delírio,
da minha amargura e do meu pesar.
Lembro-me bem disso tudo,
e a minha alma desfalece dentro de mim.
Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança:

Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos,
pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã;
grande é a sua fidelidade!
Digo a mim mesmo:A minha porção é o SENHOR;
portanto, nele porei a minha esperança.
Lamentations 3:19-24 (Aqui está uma tradução em inglês do The message que está muito boa para essa passagem)
A esperança se acende quando nos lembramos de quem Deus é a dispeito de quem somos. E lembrar disso é o melhor que temos a fazer quando queremos realmente agradá-lo. Ele é um Deus que trabalha por nós a dispeito de nós mesmos e transforma o mal para o nosso bem, e essa é Sua natureza.
No meio de tantas discussões e cobranças, gostaria de lembrar da esperança que temos, não por escape ou como desculpa, mas porque podemos, e se vivermos com todas as discussões como um fim nelas próprias e apagarmos a esperança com a vitória de Cristo na cruz, nos tornaremos mais dignos de pena que todos os outros que tem muito a discutir mas não contam com essa esperança.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial