O que você pretende reformar?


Terminei "Listening to the beliefs of Emerging Churches", na verdade é um debate, cada um dos componentes colocam seu ponto de vista sobre o tema e os outros replicam cada ensaio baseados em seus próprios pontos de vista. É o segundo livro assim que leio, o outro falava sobre ministério de jovens "Four views of Youth Ministry and the Church". Acho uma discussão assim muito interessante e importante, ela nos faz entender melhor os debates que vêm ocorrendo, e dá para enchergar melhor esse mosaico emergente.
No livro a gente pode ver que há pessoas como Mark Driscoll, que tem se empenhado também em suas mensagens na Mars Hill de Seattle em se diferenciar dos outros grupos emergentes, enquanto temos também Doug Paggit que tem se aventurado bastante em explorar o que há de intocado na teologia que recebemos.
Acho que ao invés de vermos esse debate como um "vale tudo" esperando ver quem ganha em quem perde, gostei de ver o livro apresentando a amplitude de a igreja emergente tem ocupado. Realmente dá para aprender bastante com cada um deles, todos apresentam um comprometimento muito grande com a missão, todos amam a Jesus Cristo e sua igreja e todos tem o empenho de alcançar a geração pós moderna bastante cientes de que precisamos de mudança para isso, o que os diferencia está no que podemos mudar para isso.
O ponto de partida é a Bíblia, enquanto aprendo com alguns o quanto é importante tê-la como base de nossa fé, aprendo também a pensar que é importante entendermos o contexto de cada mensagem para não nos confundirmos com as teologias que se apegam com a interpretação literal da Bíblia. Tem uma frase da Comunidade dos Apóstolos (de Seatle) que me marcou bastante "Deus fala hoje", Karen Ward falou de pequenas teologias que abraçamos a cada momento de nossa vida, se tudo é espiritual, a teologia vai muito além daquilo das poucas horas que passamos dentro da igreja.
Nas conversas que tivemos com Spencer Burke e com Christine e Tom Sine, pudemos explorar também essa "matriz emergente", espero liberar estas conversas muito boas em algumas semanas no Renovatio Café.
Esse tipo de discussão para se entender o que é a Igreja Emergente hoje está em alta agora, mês passado, Michael Patton começou com uma série de posts explorando essa amplitude, esses gráficos, inclusive são dele:


Esse é o tipo de coisa que se define com o dia a dia da comunidade, por isso que vamos conversar a respeito dessa matriz na nossa volta aos encontros do Conversa Emergente que vamos promover no dia 29. O Sandro Baggio também pôde ler o livro e creio que podemos ter uma conversa bem interessante, não para definir, mas para mostrar o que podemos fazer à medida que queremos começar novas estórias comunitárias nesse país.

2 comentários:

Luis
Dá pra fazer o down load de arquivo pdf pra eventualmente imprimir. Está neste link:
http://www.reclaimingthemind.org/blog/2008/02/25/would-the-real-emerger-please-stand-up-complete/

6:41 PM  

Valeu Volney! Modifiquei até o link no post. Vale a pena examinar!
Um abraço!

8:57 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial