Como se faz um líder?

Quis começar o ano com livro novo, e atraído por uma revisão feita pelo Rick Stillwell comecei o ano com Leadership Wisdom from Unlikely Voices, de Dave Flemming. Cheguei a comentar alguma coisa em alguns posts anteriores, é que à medida que avançava, sempre havia algo que me tocava muito forte.
Esse é um livro cristão de liderança, mas um livro paradoxalmente incomum, pois eleva valores espirituais que são de imenso valor para o líder. Conversando no sábado com meu amigo Roberto, ele me compartilhou em um estudo que alguns pastores fizeram no quanto o mundo dos negócios em geral está seguindo em uma direção oposta ao que os líderes cristãos têm pregado. Pode-se ver muito pastor atraído pelo canto da sereia da administração de organização e métodos quando ele vai pensar que tem o controle de tudo em sua igreja, enquanto as empresas estão lendo "O Monge e o executivo" e estão lidando com caráter.
O autor propositalmente compara o líder que as vozes do passado mostram ao líder cumpridor de tarefas que resolve todas as coisas.
O líder espiritual preza seu momento a sós com Deus, não foge do caos, antes o aprecia por proporcionar momentos de criatividade, sabe inspirar ao invés de mostrar sua autoridade, circula e sente as dores de seu time, sabe ler sua comunidade e sabe utilizar a energia de seu grupo.
Mais uma vez fui apresentado a várias estórias de grandes pessoas de Deus no passado, uma mostra do quanto a igreja têm a aprender com ela mesma.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial