Alegria

Essa semana estávamos voltando do almoço quando passamos por algumas mães e suas crianças, elas tinham uns 4 anos, as mães falaram alguma coisa pras filhas quando não parávamos de ouvir as crianças festejando "Êeeeeeeeee", e mais "Êeeeeeeee" e muito "Êeeeeeeee" e era tanto "Êeeeeeeee" que o pessoal que estava comigo já estava até constrangido com tanta festa! Em um meio tão estressante que a gente vive, uma manifestação de alegria desse jeito até incomoda, quem tem um monte de coisa pra fazer no dia, e tem tanta cobrança e tanta pressão uma alegria assim parece que não tem lugar.
Graças a Deus, meus filhos são muito alegres, quando chego em casa já tenho uma senhora festa de minha filha e do meu nenê de quase um ano. É a coisa mais gostosa do dia, ser recebido por seus sorrisos e por sua alegria.
Falando assim a gente pensa: Será que o destino de todo mundo é crescer, conhecer mais coisas mas encher a vida de tanta preocupação até que essa alegria acabe?
Quando eu penso nestas coisas, eu lembro do salmo 131 (aqui parafraseado por Eugene Peterson e meio traduzido por mim):

"Eu não estou tentando ser o manda chuva
Nem quero ser o dono do mundo
Não tenho me metido naquilo que não é da minha conta
ou fantasiado planos grandiosos
Eu tenho mantido meus pés no chão
e cultivado um coração quieto
Como um nené satisfeito nos braços de sua mãe
minha alma é um nené satisfeito"

Taí uma receita boa para o stress, simplicidade, e olha que Davi tinha muito o que se preocupar, mas ele se aquietava colocando o seus pés no chão.
Não há melhor figura do que o nenê no colo da mãe para manifestar a paz, ele tem tudo que precisa e então descansa.
À medida que nos focamos mais nas coisas que não temos do que as coisas que temos, temos apagado nosso senso de gratidão e ampliado nossa infelicidade. Os budistas querem suprimir o desejo, mas Cristo preferiu focar nosso interesse no Reino, é uma questão apenas de desejar aquilo que é certo e Jesus também pegou o exemplo de uma criança para falar quem sacaria melhor esse espírito.
À medida que relacionamos o ser adulto com stress e falta de alegria, Jesus nos lembra que podemos ter a alegria sendo simples como uma criança. Há um outro texto na Bíblia que fala que a alegria do Senhor é a nossa força, e pensando em tudo o que Cristo fala penso no quanto um povo que (realmente) segue a Cristo tem a ensinar em seu dia a dia vivendo a vida simples que Deus dá e mostrando que dá pra ser alegre agora, o mundo precisa muito disso.

Tag - ;

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial