Imaginando os efeitos

Comecei minha participação no Light Giver com o post abaixo:
Foto por Heather
Estou lendo "Streams of Living Water" de Richard Foster. Enquanto ele descrevia a tradição contemplativa, ele escolheu o apóstolo João como um bom modelo dessa tradição:

"E então, da intimidade mostrada na última ceia, aos ensinos contemplativos de amor, à solitude de Patrmos, ao ministério pastoral em Éfeso, João nos dá um modelo exemplar da Tradição Contemplativa. Intimidade profunda e amor presente, meditação em oração e discernimento na contemplação - estes são as marcas da vida e ministério de João"

Enquanto Foster apresentava João, ele contou três eventos bem marcantes que ele participou à medida que participava do círculo mais íntimo de Jesus Cristo: quando ele pode ver Jesus ressuscitando a filha de Jairo (Marcos 5:35-43); quando ele presenciou a transfiguração de Jesus (Marcos 9:2-8) e quando ele estava no sofrimento de Jesus quando ele chegou a suar como sangue (Marcos 14:32-35). Ao final de cada evento, Foster perguntava: "Você já imaginou o efeito que isso deve ter gerado nele?"
Sinceramente, eu não lembro de ter pensado a esse respeito. E creio que esse seja um bom passo para aprendermos a mergulharmos na Escritura, eu sempre tentei considerar quem o autor era e algumas vezes porque ele escrevia o que escreveu, mas infelizmente não fui tão além disso. Pessoas como João não foram somente escritores, pois eles dividiram suas próprias vidas enquanto escreviam, pessoas como eles não estavam lá somente por causa do presente mas também porque apresentavam uma grande História. No caso de João, enquanto Jesus convidava seu círculo íntimo para presenciar algumas maravilhas, ele queria que essa presença fosse parte de sua formação espiritual reconhecendo o que eles eram e o que Jesus queria que eles se tornassem.
Então o fato de ter uma autoridade tão grande ao falar do amor, não como um mero sentimento mas como fruto do amor de Cristo, vem depois de presenciar muito de perto grandes marcas que Cristo deixou. Eu nunca imaginei isso mas esse background vai fazer uma boa diferença à medida que ler os textos de João.
Estou lendo também Seizing your divine moment, de Erwin McManus e ele definiu vida como "a soma do que fazemos dos momentos que nos são dados", momentos fazem diferença a nós, no meu aniversário há dois anos atrás eu pude listar 20 momentos importantes de minha vida e posso reconhecer a importância de cada momento para mim hoje.
Como momentos são parte da formação espiritual que Deus nos dá, creio que devo considerá-los daqui para frente na vida de seus autores.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial