Neste mundo tenebroso

WebMuseum Paris - Bosh Hieronimus: A Tentação de Santo Antônio

Muitos anos atrás, fui apresentado ao "Neste Mundo Tenebroso" de Frank Peretti, acho que foi o primeiro livro com mais de 200 páginas que consegui ler em uma semana. Graças a esse livro fou uma época em que pudemos discutir bastante a respeito de batalha espiritual e a importância da oração. A narrativa empolgante de Peretti nos deu uma visão cinematográfica do que seria tentação e como poderíamos vencer neste tipo de batalha.
No entanto, daí surgiu um tipo de conversa que foi bem além da importância da oração e do estar preparado. Algumas pessoas começaram a desenvolver uma teologia mística onde eles podiam desenhar o mapa da cidade com as regiões onde alguns demônios administravam, detalhavam hierarquias de anjos e demônios, estratégias para vencê-los etc... Coisa muito estranha que definiu muitas igrejas até hoje.
Recentemente terminei um livro que apareceu antes do "Neste Mundo Tenebroso", foi o "Cartas de um diabo a seu aprendiz" de C.S. Lewis. Neste livro bem humorado, pudemos ter uma outra descrição bem factual a respeito de como somos tentados. Mas a idéia de tentação neste livro não está nem próxima do que nos foi apresentado pelo NMT, a tentação de acordo com C.S. Lewis é bem mais sutil, o perigo não está em uma heresia ou uma nova ordem que está tomando conta do ambiente, mas o perigo está em nós mesmos: nosso orgulho, nosso perfeccionismo, nossos interesses e até nosso tipo de espiritualidade. Acho que tentação aqui é bem mais letal também. O diabo não estão tão interessado como o mundo vai, desde que ele possa utilizar isso para levar vidas para longe de Deus.
Mas uma coisa que comecei a me perguntar foi, por que este livro não teve o mesmo impacto que o neste mundo tenebroso teve, uma vez que fala do mesmo assunto? Será que o pessoal prefere vencer demônios que estão assolando sua vizinhança espiritual do que trabalhar com seu ego que está minando seu casamento? Será que é mais interessante derrotar uma heresia da nova era do que derrotar sua própria espiritualidade que o leva mais perto de Deus mas mais longe do cuidado das pessoas que o cercam?
Penso que essa situação relfete o fato do quanto procuramos fugir de nos confrontar a si mesmos e admitir nossas faltas. A matéria prima da tentação em "Cartas..." está dentro de nós mesmos, somos somente estimulados e nossa cobiça fará todo o restante do trabalho. Mas quando somos os heróis da batalha espiritual, o mal está localizado fora de nós mesmos e assim podemos nos jogar para o lado nossa fraqueza e assim, nossa dependência de Deus.
Lembro do que Paulo falou aos Romanos (Rm 12:3), quando somos encorajados a ter uma visão real a respeito de nós mesmos. Acho que essa é a origem da vitória sobre o mal, o nosso auto-conhecimento, o conhecimento de nossas fraquezas e da natureza do mal em nós. Esse conhecimento deve nos levar a depender de Deus para ganhar Suas batalhas.

Publicado originalmente no blog "Dream Awakener"

6 comentários:

Coincidentemente, também estou na leitura das "Cartas"... Lembra-nos que o Diabo é sutil, astuto e trabalha com nossas próprias emoções, na base do que vemos, pensamos e falamos.
Lembrei de um jornal que os Atletas de Cristo publicavam um bom tempo atrás, em que alguém (provavelmente inspirado por C.S. Lewis), de forma criativa produziu algumas "cartas" em moldes muito parecidos. Mas, naquela época, não lembro de alguém ter dado crédito a Lewis ou divulgado este livro.
O mais interessante é que, "graças a Disney" o mundo redescobre Lewis...
Que mistério!!!

2:00 PM  

Agora você me fez lembrar das cartas do Traíra! Que interessante eram!
Soube por um cara da Inglaterra que lá foram feitas até revistas Marvel destas cartas!
Ontem eu tentei assistir a pregação de um desses apóstolos gospel e vi o quanto é interessante manter o diabo como uma potestade totalmente responsável pelo mal que sofremos ou cometemos... A despeito de toda divulgação, ainda há uma teologia preferida por boa parte do público gospel, algo que não os faça se envergonhar muito do que são.
Valeu pelo comentário!

8:49 AM  

Oi Luis, que saudades meu amigo.... encontrei um e-mail seu de anos atras agradecendo pelo apoio em Cristo... e me bateu uma saudade de ter um irmão em Cristo aqui por perto pra dividir as tensões do Ministério e do dia-a-dia... e também lembrei que ainda náo fomos visitar seu caçula...
Estamos (meu marido e eu) em parte intregrante da liderança da mocidade da nossa igreja, e isso nos tem tomado integralmente nossos fins de semana. Mas gostaria que você, Heloisa, e filhinhos soubessem que estamos por perto sempre que precisarem. Em oração e vivendo o plano perfeito de Deus... Um grande abraço, Luciane

1:06 PM  

Fala Luis, escrevi umas coisas pra você nos comentários do meu post sobre "Bibliografia para compreender a Igreja Brasileira".

12:08 PM  

oi graça e a paz do SENHOR JESUS com certeza a batalha espiritual acontece na nossa submissao ao SENHOR por que o ESPIRITO SANTO mostra a questao das atitudes e coisas que sao de DEUS e as que sao contrarias a palavra do SENHOR nessa submissao a palavra automaticamente, o filho de DEUS oferece resistencia ao império das trevas, só que é criado até mesmo um sensacionalismo quando se pronuncia a batalha espirituaal!!! nosso DEUS , que coisa incrivel!!! gerando muita complicação as vezes naquilo que o filho de DEUS já fez na cruz do calvário, tem que ter um entendimento mais a respeito sobre a condição humana diante de DEUS com certeza, nao pegando um pretexto sobre batalha espiritual sem analizar a si mesmo diante de DEUS, sem estar andando em arrependimento e mudando de fato a atitude por que aquele que confessa o pecado e deixa alcançara misericordia, paulo fala sobre a batalha espiritual, sobre efesios 6,10 só que no contexto do movimento de batalha espiritual,nao sao apenas pronuncias de palavras, e tambem o famoso chavao, mais como eu disse a submissao oferece resistencia atentando e aceitando com o coraçao aberto tudo aquilo que o SENHOR DEUS instruir para uma plena comunhao com ele, como o SENHOR JESUS diz em mateus nao podemos servir a dois senhores ou se devotará a um e desprezara o outro. conheço pessoas que abraçam livros "best-selles" e nao se apoderam da palavra do reino de DEUS, no qual nao só de pao viveremos mais de toda palavra que sai da boca de DEUS... alguns livros expoem doutrinas de satanistas e muitos critaos se deixam levar pelas mesmas aceitando o que os autores dizem sem buscar respaldo biblico, uma pessoa que le muito livro sobre isso disse pra mim certa vez que pra ler a biblia tinha que ter dom.. meu irmao eu gostaria de saber se voce poderia me repassar algo sobre esse contexto de batalha espiritual, meu email é anderson.areli@gmail.com graça e paz DEUS te abençoe

1:12 AM  

oi! na verdade o titulo do livro eh "este mundo tenebroso". estah disponivel na integra para download neste site http://www.scribd.com/

abçs!

10:43 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial