Semente de Mostarda vs. Mc Mundo...

...Reinventando a vida e a fé para o futuro. Esse é o título original do livro que acabei de ler: "O lado oculto da Globalização", esse livro já estava há bastante tempo no meu Wish List da Amazon.com, quando o Sandro Baggio me alertou que o livro já tinha uma versão em português com esse título, se não fosse assim eu nunca iria imaginar. Na verdade achei o título muito oportunista e pode camuflar o bom conteúdo do livro.
O pessoal que me conhece sabe que entre o carinha de camisa vermelha que ficaria batendo panela na frente da igreja e o executivo empreendedor de terno e gravata eu acho que sempre estive mais próximo deste último, mas isso não quer dizer que eu seja insensível a causas sociais, só desejo que tudo seja discutido com o máximo de lucidez possível e não se "mate a galinha dos ovos de ouro" ou se "jogue o nenê junto com a água do banho"(ou qualquer outra metáfora que nos ensine a não acabar com o importante por causa do urgente). Acho que as pessoas não devem ser obrigadas a colaborar assim como acho que elas não devem ser coagidas a nada na igreja, detesto aquelas broncas que tentam se dar em algumas mensagens, esse é o tipo de coisa que pode se atingir com discipulado diligente e um caminhar com sensibilidade, coisas que o Espírito vai promover. Acho que o livro ajuda em muito a igreja a promover esse tipo de sensibilidade e discipulado.
Gostei muito do livro, o autor (Tom Sine) é um futurólogo que apresenta os cenários possíveis com esse processo de globalização e alerta a igreja por não se preparar a responder às necessidades futuras, pois está se preparando para responder às perguntas que foram feitas ontem. O autor estruturou o livro muito bem, em suma, colocou claramente que à medida que o mundo entra em um processo bem competitivo, à medida que nossa classe média está trabalhando cada vez mais para conseguir obter até menos do que a geração passada conseguiu obter, à medida que ela é pressionada a obter ainda mais, pode ocorrer uma grave consequência à igreja nos próximos anos: o mundo vai se tornar cada vez mais carente da ação da igreja quando ela terá menos possibilidades de atender a essa carência, pois os crentes terão menos tempo e menos dinheiro para colaborar com a causa.
Não quero dar respostas de um centavo a essa pergunta de milhões de dólares, mas a solução do autor é conscientizar a igreja e estruturar o discipulado a respeito do que é importante hoje, como citei no penúltimo post, os valores de posse que temos hoje são muito diferentes dos valores de amor que Jesus propôs. Quando passei por um curso muito legal de discipulado, lembro que tivemos um módulo de vida simples que foi realmente muito desafiador a todos nós.
E realmente essa é uma das respostas: não precisamos de tudo, podemos viver uma vida muito mais simples para ministrar com aquilo que Cristo nos dá, é a essência da mordomia. Algo muito além dos 10% que achamos o suficiente para dar.
Finalmente, devo preparar que o autor é um pouco repetitivo, mas a leitura é muito importante e gera uma discussão bem legal, muitas das propostas são bem factíveis e bem criativas, só fiquei com um pé atrás da nova estrutura monástica de comunidade que ele propôs, nada é impossível.
Quero aproveitar para citar um documentário muito bom que assisti: "Surplus, Terrorized into being costumers" (tem feito parte da programação da GNT-NET/SKY) um documentário excelente e chocante que fala desse sistema de vida consumista que está levando a muitos a mais tristeza, no entanto a resposta radical tem sido a violência dos grupos que tem protestado nas conferências mundiais. A Semente de Mostarda ainda tem a melhor resposta, ah! coloquei ao lado um link para a ONG do Tom Sine que é a Mustard Seed Associates, complementa bastante o livro e atualiza seu conteúdo (ele é de 1999, ainda pré 11 de Setembro)

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial