Fora da questão... dentro do mistério

De repente terminei, "Out of the question... into the mystery" de Leonard Sweet. Comecei a ouvir falar de Leonard Sweet através de um pastor amigo meu quando comprei um livro prefaciado por ele. E à medida que ouço dele vejo a grande importância dele na igreja emergente e sua inteligência em abordar assuntos bastante arriscados com muita relevância e de uma forma muito bíblica.
O começo do livro tem uma reflexão bastante intrigante a respeito do teste de obediência de Abraão com respeito a Isaque. Ele utiliza uma interpretação judaica em que Abraão tinha ido muito bem no teste da obediência (tanto que ficou conhecido como o pai da fé), mas que falhou no teste do relacionamento (tanto que não sabemos como foi o relacionamento dele com Isaque após o teste, e o exemplo dado por Isaque como pai foi bem suspeito). O que parece é que se esperava outra reação de Abraão, no momento que se pediu Isaque, como a reação quando se anunciou o fim de Sodoma e Gomorra, ou semelhante a reação quando Deus propôs começar tudo de novo com Moisés. E isso me faz entender muito melhor estes momentos em que há um diálogo real entre homens e Deus, quando Deus parece convencido por seus filhos a alguma coisa, parece que surge um grande prazer Nele dessa interação.
Outra lição que surge deste episódio é o quanto preferimos simplesmente obedecer a dispeito do exemplo que damos aos nossos familiares, os filhos de pastores que o digam. Daí vem uma grande lição: o relacionamento é o que importa no cristianismo, parece mais importante que a missão que temos no momento. E quantas vezes prezei mais a missão do que o relacionamento, algo que me arrependo.
Quando vemos nas igrejas uma preocupação com a jurisdição, com a verdade doa a quem doer, com a perfeição e a corerência organizacional e programática em detrimento de todo conflito que possa haver, a importância do relacionamento é algo a se refletir bastante.
Embora tenha lido muitos dos capítulos como a mesma estória que tenho ouvido nos últimos anos, no momento em que completei a leitura, pude cair em mim na grande importância desse assunto no nosso contexto. A essência do Cristianismo é o relacionamento, não somente com Deus, com nossos irmãos ou com outros que não partilham a mesma fé, mas também com suas expressões (a criação, expressão magnífica de Deus), e as artes (nossa expressão). Espero que haja um acordar a respeito dessa realidade:

"Ser cristão é mais a respeito de relacionamento com Deus do que crenças a respeito dele; mais a respeito da presença de Deus do que provas da sua existência; masi a respeito de intimidade com a verdade do que dogmas; mais a respeito de conhecer as atividades de Deus do que conhecer Seus atributos. É hora de se mudar da religião que procura compreender Deus para um relacionamento que procura encontrá-lo e ser um lar para Ele- se mudar de pontos, proposições e moralismos para o mistério, paradoxo e participação da vida divina"

Ah! Esse livro que estou lendo agora também é prefaciado por Len Sweet.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial