Já era para estar acostumado

Vou aproveitar uma idéia do Volney Faustini (Feliz Aniversário!!!), e contar minha história:
A copa da Argentina em 1978 foi a primeira copa que assisti de verdade, nem sei se festejei muito o Brasil ficar em terceiro lugar, lembro o quanto achava interessante ver a televisão anunciando os jogos dos paíeses, e antes de cada jogo um top de dez segundos com a propaganda da Embratel, na final, lembro da minha tia reclamando da Argentina ter ganhado da Holanda, que ela preferia.
Em 1982, na Espanha, acho que acompanhei de verdade, já estava na quinta série, colecionei o álbum de figurinhas, tinha a escalação do Brasil de cor, e me emocionava a cada gol do Brasil, achava aquele time imbatível, mas aconteceu aquele jogo com a Itália e chorei bastante depois.
Em 1986, no México, começamos a copa nos preparando para um evento da Mocidade Nacional, eu juntei a turma da igreja em casa para assistir o jogo com a França, até iria ter um estudo depois, depois do jogo, a gente precisou ficar uns cinco minutos quietos de olhos fechados para ter clima para a programação. Acho que assisti a final em casa com meus pais.
Em 1990, na Itália, assistimos o jogo do Brasil com a Argentina, na casa de um amigo com o pessoal da igreja também, o técnico Lazaroni era ruim, o time era lamentável e os comentários do Chico Anysio eram chatíssimos. Na final da copa, estávamos na empresa nos preparando para a Fenasoft e só soubemos que a Alemanha tinha ganhado.
Em 1994, nos Estados Unidos, pudemos acompanhar melhor, os jogos eram mais à noite, estava em minha casa completando um ano de casado, assistimos a final na casa dos meus pais com toda turma da igreja, era a primeira vez que conseguia ver o Brasil campeão!
Em 1998, na França, aproveitei um jogo de sábado contra o Chile para uma festa junina especial da igreja, o restante dos jogos assistia os jogos na casa de um amigo quando enchíamos várias bexigas que estourávamos quando o Brasil marcava gol, na final reuni alguns amigos em meu apartamento onde estou agora, e no final do jogo com a França eu ia jogando as bexigas e acompanhava as bolas voarem ao vento frio daquele dia.
Em 2002, na Coréia e no Japão, foi mais interessante acompanhar a copa, acordava um pouco mais cedo para ver as novidades, assistimos aquele jogo de madrugada com a Inglaterra no Vale do Sol, ouvindo os fogos bem longe. Festejamos o pentacampeonato e lembro de não muito depois falar com meu pai no hospital, para ele foi a última copa. Foi eu quem falou à noite, mas acabei pregando rouco de tanto ter gritado naquela manhã.
Passei o dia em casa e acompanhei o jogaço entre Portugal e Inglaterra, não estava tão confiante no Brasil, por mais que a França tivesse um início pífio de copa, a França já havia tido vantagens sobre a gente duas vezes, assisti o jogo com minha esposa e filhos, tivemos que conter minha filha quando falamos que o Brasil iria sair da copa, mas acho que assisti o jogo de forma tão apática quanto o time, minha única satisfação é esperar que este tenha sido o último jogo do Cafú e do Roberto Carlos, resta extravasar no meu blog.
Tag -

1 comentários:

Luis

Futebol se ganha no campo no final da partida e não com falatório antes dos jogos. Onde está o favoritismo? Quem acompanhou as eliminatórias sabe que este time era fraco mesmo. Com esta onda de que o importante é ganhar que o gavião bueno insistia em propagar só podia dar nisso mesmo. Ia ganhando empurrado de qualquer jeito e tudo bem. Voltaram para casa num voo da Varig!

Um abraço

Marco Aurélio

9:25 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial