Somos todos (a)normais?

Hoje tive uma tarde interessante, tive que resolver algumas pendências e depois de um expresso no Fran's, fui ao Horto Florestal terminar Somos todos (a)normais, realmente nada como estar de férias!
Gosto muito dos livros do John Ortberg, seus títulos em inglês sempre enchem a página e de cara já mostram seu bom humor, o título em inglês desse livro é "Evebody's normal till you get to know them" (Todo mundo é normal até que você o conheça). Acho seus livros bem simples e as imagens que ele gera ao contar os fatos bíblicos ajudam muito a entendermos a Bíblia, além disso suas citações mostram que essa simplicidade em escrever não deve ser confundido com superficialiadade. Acho que os últimos temas que ele tem trabalhado além do cuidado em colocar algumas questões para discussão em grupo já mostram seu cuidado pastoral em fazer os grupos discutirem e refletirem a respeito de temas tão importantes.
John Ortberg já começa afirmando que "essa coisa de pessoal normal não existe", mas sua ênfase é o relacionamento e a comunidade, por ter vindo de Willow Creek essa ênfase é bastante esperada e ele discorre a respeito da necessidade de comunidade partilhada pelo mundo inteiro ao mesmo tempo da resposta de Deus a essa necessidade (aí tem várias idéias legais que com certeza aprendeu do Dr B (Gilbert Bilezekian) que colocou estas idéias de forma mais acadêmica mas da mesma forma formidável no livro Community 101).
Ele fala de relacionamento ao discutir "Como se aproximar de alguém sem sair ferido" apresentando a autenticidade, a aceitação, a empatia e o conflito; e depois dá "os segredos dos relacionamentos sólidos" quando fala de perdão, confronto, inclusão e gratidão e o céu, onde seremos finalmente todos normais.
Acho que esse tipo de assunto tem que ser discutido frequentemente, comunidade não se faz com pic-nics, mas com vivência, e grande parte dos problemas que vemos em comunidades hoje começa com esse problema, lembro do Bill Hybels, no último encontro que ele veio na IB Morumbi, quando falou que a igreja de Atos encarava os conflitos que apareciam e relacionou diretamente o êxito das igrejas a essa capacidade de encarar e resolver estes conflitos; a saída que tenho visto em diversas comunidades é o de evitar o conflito e jogar panos quentes em tudo em nome do amor fraternal, mas o problema encoberto acaba virando um monstro e é o que dá origem às milhares de divisões que vemos dia a dia. Uma coisa que não esqueço de Dietrich Bonhoeffer no livro "Vida em Comunhão", foi o que ele falou da necessidade de se viver a decepção da comunidade, também citado no livro do John Ortberg, sem essa decepção continuamos mimados como o Nuno recentemente citou em seu blog.
Taí um bom livro para trabalhar esse tema e começar a viver comunidade de verdade.
John Ortberg saiu de Willow Creek há alguns anos para uma igreja presbiteriana em Menlo Park na Califórnia, hoje ela já é também uma das 50 mais influentes dos Estados Unidos.

Tags - , ,

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial