A Primeira parte do livro chama-se escavação: cavando abaixo da superfície para desencobrir a mensagem de Jesus.
Brian McLaren começa o capítulo com muitas questões interessantes como:

- E se Jesus estivesse certo - mais certo, e certo em formas diferentes do que já pensamos?
- E se desenvolvêssemos uma religião que faz sempre menções honrosas e reverentes a respeito de Jesus mas não ensina o que Ele ensinou da forma que ele ensinou?
- E se o centro da mensagem de Jesus fosse mal interpretada sem intenção mas intencionalmente distorcida?
- E se Jesus não tivesse interessado em fundar uma nova religião? Mas sim iniciar uma revolução política, social, religiosa, artística, econômica, intelectual e espiritual que daria início a um novo mundo?
- Estaríamos interessados em sua nova mensagem?
Essas só são algumas das perguntas, tenho visto que é bem o estilo dele lançar as perguntas e aí explorarmos um mundo diferente, seu desconforto é comparar muitos dos sermões que se vê pela mídia com o que se vê nos evangelhos que temos e encontrar uma boa diferença, ou melhor perceber que hoje vemos uma igreja que perdeu a direção iniciada por Cristo e pelos apóstolos. Só pela leitura de "Conspiração Divina" do Dallas Willard, já percebi uma diferença boa do que significa a mensagem de Cristo e o que se interpreta hoje.
Muitos poderiam falar que uma fé sincera já seria o suficiente, mas uma fé sincera que não reflete a realidade pode fazer que a pessoa perca muito do que ela poderia desfrutar.
Mas McLaren começa a compartilhar que a mensagem de Cristo, se levada muito a sério, é tão poderosa que certamente resolveria o problema do mundo como estamos vendo hoje, mesmo se levarmos em conta as diferenças entre as religiões, mas sabermos também que todas as principais religiões de alguma forma tem um lugar a Jesus. A aplicação de sua mensagem geraria uma revolução no mundo cristão, mas seus efeitos não deixariam de afetar também Muçulmanos, Budistas, Hindus, Judeus e até ateus.
"Não seria trágico se pessoas como eu, identificados como Cristãos, não estivessem interessados em considerar a possibilidade de que há mais para aprender (e desaprender) a respeito da mensagem de Jesus?" (página 8)

Como já compartilhei, não creio que McLaren nos dará grandes novidades a respeito de Jesus, no entanto nos dará uma muito benvinda reflexão e questionamento a respeito do que significa ser cristão.
Os próximos capítulos exploram a mensagem de Jesus na visão política, judia, revolucionária e sua mensagem escondida.
Algumas perguntas que você pode responder nos comentários:
1. Qual o impacto que as perguntas do início do capítulo gerou em você? Quantas delas você respondeu por você mesmo?
2. "Não importa o que você acredita desde que você seja sincero". Responda a essa afirmação e aos comentários de Mclaren a respeito.
3. Brian fala a respeito do potencial da mensagem de Cristo, se entendida por Judeus, Muçulmanos, Budistas, e outros além dos Cristãos. O que a presença de pessoas desse grupo adicionaria ao debate? Por que cristãos precisam de perspectivas de outros grupos para ajudá-los a entender o fundador de sua própria religião?


Tags - , ,

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial