Como criar mananciais?

Em 12 de Outubro estava compartilhando o que li no livro "The Shaping of Things to Come" a respeito da diferença que os autores colocaram entre uma igreja que define limites claros a respeito de quem está dentro e quem está fora, e a igreja que tem um manancial para o qual se dirigem aqueles que estão com sede, falando assim parece até fácil, mas ao final do livro, os autores comentam um pouco mais a esse respeito, e citaram um exemplo muito interessante.
Eles falaram da South Melbourne Restoration Community, lá eles têm as crenças básicas centradas em Jesus Cristo:

  • A autoridade das Escrituras a respeito de toda a vida e a fé
  • Ressurreição como o milagre supremo
  • A Trindade: O mistério em ser três e a unicidade de Deus.
Essas três bases são inegociáveis, no entanto ela não chega a detalhar como essas bases serão expressadas.
"Em termos de Teologia, South é compromissada apaixonadamente às bases centrais da fé bíblica (a autoridade da Escritura, Ressurreição e Trindade) mas não descreve como essas crenças serão expressadas. A liderança particularmente tem a responsabilidade de afirmar estas bases de fé. Mas outros são convidados a explorar a estes aspectos da fé do Novo Textamento de forma a fazê-la uma fé própria e particular. Dessa forma, outros ensinos mais periféricos (como forma de batismo) do ensino da Escritura são levadas seriamente mas não são determinativas para a comunidade, e uma larga variedade de interpretações são permitidas e encorajadas... A fé não é ditada para cada crente e transformada em fórmulas simples. Isso facilita essa jornada tão importante para a missão nas culturas globais emergentes."
Mas como isso é feito? A liderança lá é consciente que ela não deve mastigar toda a Teologia para que cada crente possa absorvê-la (da forma preparada pelo líder), cada líder tem a responsabilidade de inspirar sede pela palavra. Voltando às metáforas, eles falam que você pode levar um cavalo até ao balde d'água, mas não pode fazê-lo tomar água. Dessa forma o papel da liderança é, (1) Providenciar boa comida e (2) Cultivar fome.
Achei interessante, por sinal, já terminei o livro, mas esse livro merece uma revisão mais ampla e detalhada, espero nos próximos posts poder compartilhar isso com você.

Tag - ;

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial