A Família vale sempre mais!

Esse título vem de um post quando fui a um retiro de casais muito bom da IBAB, (já fazem 2 anos e meio!) e é a sensação que tenho quando li o livro de Dennis Rainey, Ministério com famílias no século 21, comprei esse livro há uns 3 anos e meio (uau, como passou rápido!) em uma feira quando pude levar um montão de livros meio encostados a um preço baixo.
O livro tem boas idéias, algumas tem aplicação com comunidades mais metódicas, mas acho que o grande mérito dele é dar a noção de que a igreja é a esperança da família nesse mundo.
À medida que vemos uma sociedade cada vez mais caótica, podemos relacionar esses efeitos diretamente com a decadência dos laços familiares que temos acompanhado ao longo dos anos e a cada novela que a Globo coloca às 21:00 e às 19:00. E o que o autor prega tem muita razão, à igreja, cabe o papel de ser uma fortaleza em relação à família, ajudando ás famílias a se estruturarem melhor, apoiando nas crises e influenciando a sociedade que essa é a melhor saída para as crises pessoais. Cabe à igreja porque é Deus quem começou a família.
Os pastores pisam muito em ovos tentando respeitar os divorciados da igreja, aqueles que crescem com seus pais em casas diferentes, aqueles casais que vivem juntos etc. E a impressão que passa é que a igreja acaba sendo complacente com essa situação deixando de estimular o plano A de Deus, a famíla, o casamento que não acaba, os filhos que tem a companhia do pai e mãe em casa.
As idéias são colocar em prática o que a Bíblia já fala, as mulheres com mais idade que falem às mais novas o que é a vida. Ele estrutura didaticamente as várias fases do casal desde quando estão pensando em casar até quando vêem os filhos irem embora de casa. Estrutura grupos de mentores para auxílio em cada fase do casal e coloca uma grande responsabilidade à igreja em acompanhar a vida de cada família e suprí-la nas crises que haverão.
Faz pensar muito na responsabilidade que é plantar novas igrejas não somente em levar o evangelho, mas propor a quem está conosco o quanto a família conforme Deus sempre pensou vale a pena.

Tag - ;;

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial