Estamos no nosso "Conversa Emergente" prosseguindo as discussões do livro "Mensagem Secreta de Jesus", eu já postei há um tempo atrás a Introdução e o capítulo 1. Segue um resumo do segundo capítulo, se você quiser, pode responder às perguntas nos comentários ou participara das discussões diretamente em nosso grupo:

Nesse capítulo, Brian McLaren começa argumentando que embora a mensagem de Jesus fosse pessoal, não era privada. Como muitos de nós, só fomos ensinados a respeito das dimensões pessoais e privadas a despeito de toda implicação pública e política de sua mensagem, segundo o autor, a mensagem de Cristo é muito mais abrangente. O autor chegou a essa conclusão através de um enfoque diferente em sua leitura bíblica, ele mudou sua grade interpretativa que o fazia prestar atenção mais em algumas coisas e esquecia de outras.
O autor começa tecendo o pano de fundo político do meio onde Jesus vivia, fomos apresentados aos grupos da época: Zelotes, Herodianos, Essênios e Fariseus, cada um com sua realidade, resposta e relacionamento com o poder local. Quando tentam alinhar a mensagem de Jesus a algum grupo, eles não conseguem, Jesus não fala em relacionamento com o poder, mas fala de um novo reino. Um negócio interessante de McLaren é que ele sempre dispõe todas as diferenças que gostamos de classificar em qualquer tema, e ele fala que Jesus sempre agiu acima delas, sua mensagem era única, e por isso não tem como classificá-la como Zelote, Herodiano, Essênio ou Fariseu, ou carismático, evangélico, tradicional ou liberal. Como ele falou:

“Esse homem não é apenas um outro revolucionário, ele clama por uma revolucionária nova forma de revolução”

Perguntas:

1. Como você reage à decisão do autor de começar a discussão com a dimensão política da mensagem de Jesus?
2. Qual seria o impacto político de falar que a mensagem de Jesus não tem nada a ver com política?
3. Como você descreveria sua “grade interpretativa” que afeta a forma que você lê a Bíblia e entende temas da fé?
4. Onde você encontraria os copartidários dos Zelotes, Essênios, Fariseus e Herodianos?
5. Imagine Jesus aparecendo em seu contexto político. Sobre o que ele falaria e a que seria perguntado? Imagine-o sendo entrevistado por um jornalista de TV.

Tag - ;

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial