A Família vale sempre mais

Já é quarta-feira e não queria encerrar a semana sem falar do retiro de casais que participei no final de semana em Águas de Lindóia. Tenho sempre tentado descrever minha jornada buscando o que significa ser um discípulo de Cristo hoje, o que tem envolvido tanto uma mente diferente sobre o cristianismo como uma igreja diferente, sinto que não tenho falado muito sobrea família.
Esse foi o meu primeiro retiro de casais em 11 anos de casamento, retornei feliz principalmente por poder refletir a respeito do meu casamento e sobre o que significa ser família.
Refletimos a respeito do pensamento líquido que temos hoje, hoje você é o que consome. O consumismo tem enfraquecido a idéia da conquista, assim que a gente consegue as coisas de uma forma tão fácil, o sentimento de preparação e conquista não parece ter tanta importância hoje, por exemplo, o pastor falou de um cara que aproveitou uma promoção de uma viagem para Maceió e mudou seus planos para o fim de semana, ele só foi para Maceió, não viajou para lá, não provou o que é se preparar para ir para lá, economizar, sonhar com a viagem etc... ele simplesmente foi. No casamento tem sido assim também, hoje um cara conhece uma menina e na mesma noite pode dormir com ela, onde está a conquista, como ele desfruta o desejo?
Essa facilidade de se ter tudo sem conquistá-lo tem sido um grande opositor à solidez que o casamento pode proporcionar.
Pelo casamento, Deus nos dá a oportunidade de ser UM, a experiência mais próxima do que ocorre entre Ele, Cristo e o Espírito Santo, uma grande bênção, uma bênção que vale todo o investimento, não pelo casamento em si, mas pelo fortalecimento espiritual.
Esse pensamento líquido, fugaz, tem endurecido os corações hoje à medida que as pessoas começam a pensar muito mais em si e perdem a oportunidade de amar, isso tem gerado pessoas que desaprenderam o que é amar e enfraqueceram sua capacidade de compartilhar, por isso que penso que o casamento começa a ser cada vez mais uma grande testemunha do poder e da bênção de Deus para nós.
Na discussão que temos tido sobre o livro "New Way to Be Human" temos visto que Deus propõe a forma que se deve ser gente, nessa questão, Deus propôs o casamento, homem e mulher deixam seus pais e formam uma só carne, a partir daí a Bíblia propõe o casamento como algo muito equilibrado a base de amor e submissão. À medida que o homem (ou mulher) começam a pensar em si mesmo em detrimento da sua esposa, ele começa a trilhar seu próprio caminho, seu casamento perde o equilíbrio, seu coração endurece e o casamento passa a ser ameaçado. A partir daí o pecado cresce e a vida no mundo se torna mais pobre.
Não estou defendendo o casamento por si mesmo, como uma instituição que deve se defender, mas como uma forma que Deus permitiu que fôssemos um, e como isso é bom.
O tema do retiro foi muito apropriado: "A Família vale sempre mais", e tenho cada vez mais certeza disso.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial