NWTBH cp3-7 - A Estória em que entramos

Como falei, estou lendo “A New Way to Be Human” em conjunto com um grupo de discussão formado por Rick Stilwell junto com alguns outros irmãos dos Estados Unidos. Lemos cada capítulo, o mediador coloca suas primeiras idéias e algumas questões para discutir e depois desenvolvemos as idéias. Lemos uns três capítulos por semana. Estou gostando bastante desse rítmo de discussão, é muito legal contar com insights que passam despercebidos, além disso, as experiências das outras pessoas enriquecem demais a discussão.
Estava pretendendo colocar um resumo de cada capítulo, mas esse tipo de obrigação estava me travando para participar do grupo assim como outras coisas, de qualquer forma, quero colocar aqui um resumo do que se passou nos últimos 5 capítulos que contam a Estória em que acabamos entrando.
O autor tem batido muito que, no momento em que recebemos Jesus como nosso salvador, não estamos apenas mudando nossa estória pessoal, mas começamos a participar de uma estória maior, ela é contada da seguinte forma:
- Criação – temos um Criador que manifestou enorme alegria em preparar um mundo para suas criaturas, o homem surge para desfrutar dessa criação e utilizar de toda sua capacidade para governar a criação, ele participa da criação contínua e do plano de Deus para o mundo recém-criado.
-Queda- Adão e Eva poderiam participar dessa criação e promover os interesses de Deus nesse mundo à medida que tinham um acesso livre e ilimitado a Ele, no entanto tinham que confiar em sua sabedoria e em seus interesses. Havia a árvore do conhecimento do bem e do mal, ao qual não deveriam recorrer. Mesmo assim, acho que o desconforto em não saber tudo fez com que eles comessem desses frutos, surgiu a desconfiança, o pecado e a separação de Deus.
- Redenção – Deus promete um novo recomeço com a vinda do Filho que esmagaria a cabeça da serpente. O homem prossegue em assumir o controle de seus caminhos e muitas estórias de fuga e auto-realização. Com a proliferação do mal, Deus promove o dilúvio e chama Noé para que ele e sua família sejam salvos e conta com essa família para um novo começo, e promove um pacto de que essa intervenção não seria mais a utilizada. Chama Abraão e com ele prepara a redenção do mundo ao separar sua família para a vinda do Messias.
- Nova Criação– Jesus Cristo vem ao mundo, prega o arrependimento, uma nova oportunidade de participar dos interesses de Deus nesse mundo e mostra claramente a forma de gente como deveríamos ser. Para isso, precisamos nos arrepender, trocar nossa agenda pela agenda de Deus e viver participando de seus interesses de redimir este mundo. Como novas criaturas, temos o mesmo mandato de participar de sua criação só que com o plano de redenção desse mundo até sua volta. O sacrifício e a ressurreição de Cristo consolidam o pacto entre Deus e o homem e este tem em Cristo a oportunidade de perdão e a voltar a se relacionar com Deus. Os discípulos de Cristo começam sua vida eterna agora, assumem a Estória de Deus como suas e vivem como testemunho da veracidade desta Estória maior que estão participando.
Por enquanto é só, gostaria de escrever mais, mas o post vai ficar muito grande, em breve, atualizo com o que está rolando no grupo. Ah! Esse texto pode mudar, dada a natureza do assunto, à medida que for relendo talvez mude o que pode ser mal interpretado.
Aliás, acho que vocês devem ter percebido que revisão não é lá o meu forte!

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial