[MSJ] Cap 3 - A Mensagem Judaica de Jesus

Quando Brian McLaren levanta a respeito do que a mensagem de Jesus representava no meio judeu, ele levanta o papel do pastor e do profeta. O pastor cuidava da regularidade do serviço a Deus, quando esta regularidade alcançava a importância de se apagar os reais interesses de Deus no mundo, o profeta surgia para fazer os outros caírem na real.

“O que acontecia quando os pastores tinham a vida religiosa funcionando como uma máquina bem ajustada, mas seus rituais de fé alienavam as pessoas da injustiça social ou negligência espiritual? Nesses casos, um projeta se levantava e dizia às pessoas que Deus estava desgostoso dessa observância religiosa externa que é feita sem sinceridade no coração” (tradução minha)

Os profetas não somente pregavam mas protagonizavam performances que chamavam a atenção para a mensagem. O autor levanta quatro formas que a mensagem do reino de Deus tinha eco das mensagens que os profetas levantavam por séculos:
  • 1-Como muito dos profetas, Jesus falava em favor do pobre, do esquecido, dos rejeitados e negligenciados
  • 2-Em forte ressonância com a tradição profética, Jesus enfatizava a sinceridade interna do coração e rejeitava a mera conformidade externa;
  • 3-Como muitos dos profetas antes dele, Jesus falava a respeito de um julgamento iminente da injustiça e hipocrisia;
  • 4-Jesus ecoava e intensificava uma mensagem profética de que uma nova ordem mundial era possível e estava a chegar

  • Mas a mensagem mais radical de Jesus era a de que esse novo reino estava à mão, disponível, aqui e agora. Esperança para todos os que esperam n”Ele e ameaça a todos que lucravam com a fé e viviam em dar esperança ao povo longe do que Jesus propunha.

    Algumas perguntas para ajudar a conversa:

  • 1-Resuma as descrições e diferenças entre os pastores e os profetas. Onde você enxerga as dimensões pastorais e proféticas da vida religiosa hoje?
  • 2-Você já chegou a considerar Jesus como um profeta, continuando a tradição dos profetas judeus? Será que considerar Jesus mais do que um profeta acabou relegando-o a um papel menor do que um profeta?
  • 3-Delineie a cronologia da história Judaica e situe como as várias histórias da Bíblia que você conhece se encaixa nessa cronologia.
  • 4-Como será que a disponibilidade imediata do reino incomoda as pessoas hoje? Você acha que as pessoas levam a sério essa disponibilidade imediata da mensagem de Jesus? Por que ou Por que não?

  • Tag - ;

    2 comentários:

    Luis Fernando
    Eu vim pela blogagem coletiva através do Rumorejo.Gostei muito de ler a mensagem de Cristo estampada nas palavras aqui.

    Desejo-te uma ótima Páscoa!!!

    ps: vi q vc tem perfil no orkut. Vou adiciona-lo,espero q me aceite.

    Um beijo e tudo de bom!

    7:36 AM  

    Muitos questionamentos, esse é o caminho. Porém não sei de todas as respostas. Apenas tento manter a chama acesa no meu peito.
    Feliz páscoa! Beijus

    12:26 PM  

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial