Deus é verde

A Mars Hill Bible Church de Michgan, do Rob Bell dedicou o mês de julho para colocar a questão ambiental como adoração e serviço a Deus, passaram 5 domingos com o tema "God is Green"; pela série, podemos sentir claramente que a igreja colocou essa questão como sua prioridade (pois é nas mensagens que a igreja coloca as questões prementes e estratégicas).
Rob Bell refletiu em Jó 38 para mostrar o prazer de Deus com esse planeta mostrando o quão seria prioritário para todo cristão também o cuidado com nosso ambiente (drivewaya michiganus), e, alguns domingos depois, a história da Torre de Babel para refletir sobre a tecnologia e o que o tijolo (segundo Rob Bell, o IPhone daquela época) fez com as pessoas no sentido delas se distanciarem e se independerem de Deus (Towers and tomatoes). Ele contou também com Matt Krick, que abriu a série com o relato da criação (God is Green) e fechou a série junto com Rob Bell dando várias dicas a respeito de uma vida ambientalmente responsável (the new seatbelt).
Alguns pontos ficaram em mente:

  • A questão da responsabilidade ambiental, mais do que "o que iremos substituir" seria "como podemos viver com menos?" essa é uma pergunta bem relevante para o americano, cujo consumo sustenta o mundo. Nem por isso deixa de ser relevante também para nós da classe média, não estamos tão atrás
  • Rob Bell lembrou da postura do Faraó com os Israelitas que, por causa das intervenções de Moisés, resolveu aumentar a produtividade deles cancelando a ajuda ao trabalho, depois dessa ordem eles tiveram que buscar o feno por si próprios, depois ainda exigiu uma quantidade maior sem oferecer nada para isso, essa atitude era por causa do pecado. Sabe que sempre quando eu vejo as funções sendo distribuídas entre os amigos que ficam depois que alguém pediu demissão, lembro do faraó negando palha aos israelitas. A produtividade avançando sobre os relacionamentos
  • Havia um tempo em que o cinto de segurança era inútil, Rob Bell lembrava o quanto era gostoso ficar no espaço entre os pais no carro, não era só gostoso, mas também muito perigoso! À medida que começaram as obrigações, o uso foi se tornando cada vez mais comum e hoje é até difícil sair sem o cinto, assim pode ser com tantos procedimentos novos que podemos tomar com respeito à economia de energia, emissões de gás e consumo de comida

  • A idéia geral foi de que o cuidado com nosso planeta não deveria ser algo da moda, mas um fator de expressão da nossa espiritualidade. A busca das pessoas na preservação ambiental é um sinal da busca desse mundo por Deus, caberia a nós até a liderança nestas questões, tamanha a importância desse planeta a Deus e o cuidado (dado a nós desde o Gênesis) como nossa primeira função. Um detalhe que Matt Krick revelou em sua mensagem: Jesus, logo após a sua ressurreição foi confundido com um jardineiro!
    O site também tem os slides das mensagens, se você for ouvir as mensagens em casa, acho que os slides em PDF vão ajudar bastante.

    1 comentários:

    Fala Luis!
    Poxa, maior prazer conhecer seu blog! Curti mto os posts e axei interessante vc estar ouvindo o soundtrack de Greys Anatomy (mó bacana a série).
    Temus 2 coisas em comum:
    - Mesmo nome
    - Tenho um blog, visita ae dpois www.istand4him.blogspot.com

    10:23 AM  

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial