Número 23


Ontem aproveitei uma oportunidade para tirar proveito do pay-per-view e consegui assistir "Número 23", é um filme bastante controverso, hoje mesmo conversei com um amigo e ele achou um dos piores filmes que assistiu esse ano, eu não diria isso, achei o filme muito bem trabalhado, fora o cuidado do diretor espalhar números 23 ao longo do filme (um jogo bem divertido) achei interessante ele explorar os reflexos em algumas cenas do filme, em um plano maior, o livro que Will Sparrow (o protagonista) se obcecou em sua leitura era um reflexo de sua vida também. Esses cuidados na filmagem mais a trama bem tensa faz com que se aproveite um pouco mais do filme do que o normal. Me interessei pelo filme por causa do Jim Carrey, gostei muito de dois filmes sérios que ele trabalhou: "Truman Show" e "Brilho Eterno de uma mente sem lembranças" e agora ele faz um filme bem mais sombrio, acho que tão louco quanto Brilho Eterno, mas bem mais sombrio.
É a estória de um cara (Walter Sparrow) que começa a ler um livro sobre o número 23 e encontra nesse livro simplesmente a história de sua vida, o livro fala de um detetive que investigou um caso em que uma mulher ficou obcecada em encontrar os números 23 em várias coisas em sua vida e o mesmo começa a acontecer com Sparrow que começa a se obcecar a encontrar o número 23 em vários detalhes de sua vida. Não vou falar o final da trama para não estragar seu filme, mas é o tipo de filme em que você acaba duvidando da própria sanidade. O filme começa listando as diversas coisas que coincidem com o número 23 e tem um detalhe muito interessante, não sei se não vi, ele não citou o 11 de setembro, mas quando somo 11 de setembro de 2001 o resultado é 23, parece que ele sabia que chegaríamos a pensar dessa forma!
É interessante notar o quanto as teorias conspiratórias chamam a atenção, mas quando você começa a querer explicar a vida através delas, o resultado é a paranoia. Lembro da estória que a Bíblia conta sobre Jó, ele perde tudo e depois temos uma ópera em que os amigos tentam explicar tudo o que aconteceu também, se eles continuassem nesse rítmo, a paranóia os aguardava. Quando vemos a resposta de Deus a tantos questionamentos que ele tinha (veja a resposta de Deus a Jó), começamos a ver o quanto o mistério é maravilhoso e o quanto repousar em Deus, que é o único que tem respostas a todos os questionamentos, nos dá a saúde para curtirmos esse mundo com confiança Nele.

Tag - ; ;

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial