Cristianismo Criativo?


Esse mês, é a W4 Editora que apareceu para presentear a vocês, meus mui diletos leitores. Para começar esta parceria, vou sortear um livro que foi bastante comentado pela blogosfera e levantou muita ansiedade quando o anunciei em setembro:"Cristianismo Criativo?" de Steve Turner
Para apresentar o livro vou colocar parte do post que o Thiago (IPod Jesus) escreveu para o blog Café com Livro:

É possível como cristão criar algo que seja relevante para aqueles que não são cristãos? A nossa música com sua essência (letra) totalmente carregada de um conceito religioso, pode receber a atenção daqueles que nem mesmo acreditam na religião?

Turner não nega a cultura chamada cristã, mas ele acredita que ela não é suficiente nem para os própios cristãos, menos ainda para aqueles que não são convertidos.

Algo interessante que Steve fala, é sobre atitudes intrusivas de pregadores que simplesmente lançam sua mensagem, ali no meio de pessoas que não querem ouvir aquilo que se está dizendo (pelo menos da forma como diz), e depois de lançar a sua suposta eficaz mensagem simplesmente oram para que tenha efeito!

O livro tem uma visão de que o nem todo o Cristão foi chamado para fazer arte com fins evangelísticos, fora isso, todo o Cristão foi chamado para ser cristão seja no meio dos estúdios de Walt Disney, no cast da Sony, ou em um artigo da Rolling Stone.

No final do livro, a melhor parte, existe um testemunho de pessoas que conseguiram ser cristãos, em uma cultura secular, sem negar a sua fé, e ainda sim produzir algo que fosse relevante para a nossa sociedade. Pessoas que conseguiram inserir o seu cristianismo, mas isso era interessante para o judeu, o budista, e até mesmo o ateu. Aos não-cristãos pareceu apenas bons valores, mas intimamente, os artistas estavam com a cruz no centro de tudo, mesmo não jogando isso na cara de todo mundo.

Para terminiar Steve Turner, fala de sua experiência pessoal e acima de tudo o conflito, em tentar aplicar isso a uma voz que fala de forma secular, mas que provém de um coração convertido. Acima de tudo vi no autor, uma pessoa que ama o Criador, a Criatura e a criação dela, que com certeza não está totalmente corrompida, e se estiver, Turner está disposto a denunciar isso, mesmo que não em cima de púlpito.

Quer saber mais? No Orkut, há um grupo de discussão a respeito do livro.
Agora que deve ter batido a vontade de ganhar o livro, veja como ganhar, no dia 25 de Outubro, vou sortear um livro entre os blogs que me ajudarem nessa promoção, quer dizer, todo blog que tiver um link para esse post anunciando a promoção já participa deste primeiro sorteio. Os outros três livros, vou sortear entre o pessoal que colocar nos comentários o seguinte:
- Gostaria que você colocasse um exemplo ou idéia de alguma ação/expressão cristã bastante criativa que você já tenha visto, ou tenha pensado
Muito simples, cada pessoa participa com um comentário (se quiser colocar mais, agradecemos bastante a sua colaboração). Se eu não te conhecer, me deixa o seu e-mail acresentando para não divulgar o comentário caso não queira seu e-mail divulgado a todos.
Lamento a todos os meus amigos portugueses, mas vou restringir a promoção para o território brasileiro, o custo de um envio seguro para Portugal e além seria muito alto (a não ser que alguém também tenha uma idéia criativa para enviar livros seguramente para Portugal).
(13/10)AMIGOS DE PORTUGAL - O Whaner da W4 apareceu com a solução criativa, então os portugueses e todos os brasileiros expatriados podem participar!
Whaner, muito obrigado de novo!

O sorteio será no dia 25 de Outubro.
Boa Sorte!

15 comentários:

Trabalho com Recursos Humanos, especificamente Treinamento e sempre que possível utilizo conceitos cristãos para a vida profissional. Tenho utilizado bastante a referência da carta do Ap. Paulo aos Colossenses cap. 3 vs. 22-24, sem mencionar a origem, faço debates sobre o assunto e somente após as conclusões informo a fonte....as pessoas ficam impressionadas em ver que a Biblia fala de um posicionamento profissional como uma forma de se realcionar com Deus e ainda ser bem-sucedido.
Essa é a minha forma criativa de usar o evangelho, sem ofender as pessoas ou criar preconceitos antes de firmar o conceito na mente das pessoas.

David Santos
SP

11:12 PM  

E os Portugas cara????
lol

Abraços

10:28 AM  

Cabei de posta no meu la.
Participando de um livro ja??

abraços
=]

2:24 PM  

eae Mano...

eu já ganhei (graças a Deus) a promoção passada. Mas estou muito afim deste livro. já fui 3 x na livraria atras dele, na primeira vez ainda não tinha, na segunda vez eu tava sem dinheiro, na terceira havia acabado... hehehe

bom, minha ideia de ação criativa foi numa conversa com um amigo onde começamos a pirar e fomos looonge com nossa ideia...rs

estavamos falando sobre os "artistas cristãos" cobrarem caches altissimos para ministrarem na igreja ou qq outro evento.
a ideia que tivemos foi, que se for pra pagar 10, 15, 20mil de cache para certos "ministérios" era muito mais "evangelistico" pagar esse valor para uma banda como o Jota Quest, onde com certeza iria lotar de pessoas para ver o show do Jota Quest e após o show ou no meio do show, entrar alguém e falar do amor de Deus e ministrar a palavra.

show por show, fico com o do Jota Quest e depois mando ver numa palavra de salvação... onde só lá teremos dias melhores...

ufa... acho que é isso ae. Meio loco, talvez ate escandalize alguns, mas é isso ae.

um abração e espero (mais uma vez) que eu leve esse pra casa!!!

fui...
www.sabadonoite.wordpress.com

4:52 PM  

Adicionado o link http://pibsapucaia.blogspot.com
para aumentar minhas chances ai vai uma observação óbvia porém importante
quando estive em Paris e vi muitos quadros com temas cristãos. Apesar dos anacronismos fiquei contemplando cenas que são muito descritas por nós evangélicos mas poucos visualisadas. Fiquei um bom tempo admirando um quadro que retratava a descida do Espirito Santo no Pentecostes e me indagando onde estaria a arte cristã no século XXI. Lendo teu post hoje lembrei daquele momento
paz!

7:20 PM  

Uma forma de cristianismo criativo, eu acho que ser louco o suficiente para ser você mesmo. Se você é cristão, você é um exemplo, ou pelo menos deve ser.

meu e-mail é renato@dotgospel.com

e o sorteio é dia 25, dia 26 é meu aniversário!

1:16 AM  

=] eu queria citar algumas ideias, mas hoje eu vou só citar meus amiguinhos mesmo...

Circo Perambularte

Vídeo 01
http://www.youtube.com/watch?v=1yPFlM7WvSg&mode=related&search=

Vídeo 02
http://www.youtube.com/watch?v=Jr9_h3SL8Zk

rp.filho@gmail.com

Abraço's!

4:06 PM  

Fala, Luis.
Legal! O pessoal começou a participar.
Boa sorte à todos!
Vou dar uma mãozinha pro concurso. O pessoal de Portugal pode participar, caso algum deles seja sorteado, a W4 Editora assume o envio. Que tal?

11:05 PM  

Já linkei!
Venha lá esse livro para a terrinha!
eheheh

10:10 AM  

quero muito esse livro!!!
então minha ideia é:

Uma balada na rua augusta, onde pessoas possam curtir sobre uma maneira saudavel, relacionamento e diversão. Nada de cultos, nada de louvor, apenas relacionamento amigos e amizade, se "for necessario fale de Jesus". De resto eles vão observar sua vida.

tah divulgado no site.

http://blog.mossadstudio.com/?p=157

Absss e vc tem que me mandar um email do projeto (sandro e vc) neh... abssss

10:31 AM  

Bem Luis, acho que atualmente ser autêntico é ser criativo. Basta vc ser um cristão autêntico, ser vc mesmo, viver pela palavra sem máscaras, que o impacto a sua volta será enorme!
Essa é a minha idéia.
Alis
alis.queiroz@gmail.com

4:08 PM  

Elvis revolucionou uma época com seu estilo que pegou das suas idas há igreja será que para revolucionar não precisamos primeiro se revolucionados assim como o Mestre revolucionou e falo que poderiamos fazer mais do que Ele por sua tamanha humildade será que o momento não é de fazermos algo voltado para Deus e não para agradar aos ouvidos dos críticos americanizados minha opinião é a seguinte O melhor para Deus chega de aprisonamento denominacional e estilo. Salmos 33:3 "Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo." Tocar para Deus é o segredo do perfeito louvor

5:27 PM  

Acabei de linkar no meu blog. Parabéns pela iniciativa e pelo blog. Abraços!

8:33 AM  

Uma coisa criativa que fiz:

No aniversário da minha igreja, retirei tudo da parede central, retirei o púlpito do meio, a mesa da ceia também foi retirada, já que não tinha ceia na ocasião e projetei em toda a parede as letras das músicas com fundos dinâmicos... foi uma experiência muito legal... adoramos a Deus dentro de uma atmosfera artística.

Estou querendo ganhar o livro... pois escrevi minha monografia sobre artes (O Uso das Artes no Serviço de Deus) que está disponível no blog da igreja.

Valeu
www.ipmcurado4.com

1:50 PM  

http://musicolotra.gospelmais.com.br/cristianismo-criativo/
Só pra lembrar! rs

11:25 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial