Sua Estória

Estou celebrando hoje a minha volta às caminhadas às 6:00 de quartas e sextas, devido a vários problemas, não havia conseguido continuar as caminhadas durante os dias úteis depois que começamos o horário de verão. Graças a alguns companeiros, ainda consegui manter o compromisso de caminhada aos domingos, não parei nesse dia.
Falando em Donald Miller, ouvi uma mensagem muito boa que ele falou à Mars Hill Bible Church de Michigan há duas semanas, o nome da mensagem é "Story", ele colocou alguns elementos do que se compõe uma boa estória: um bom protagonista (que trate as pessoas como mais importantes do que a si mesmo), uma ambição e conflito.
Enquanto tem muito pastor extraindo significados bem estranhos ao propósito da Bíblia (como os cinco fatores para derrubar o gigante baseado nas cinco pedrinhas que Davi escolheu), Miller ressaltou a força que as estórias bíblicas por si só apresentam, ele contou assim a história de José, e nos levou a pensar que tipo de estória estamos escrevendo, que tipo de protagonistas somos, qual nossa ambição (se nossa ambição for um carro novo, talvez não gere um bom filme). Você já pensou nisso? A Estória que você está contando com sua vida vale a pena ser contada?
A bênção dele foi com uma frase bem interessante: "A estória é feita com aquilo que a gente faz, não aquilo que a gente imagina".

2 comentários:

E aí cara, beleza?
Sempre passo por aqui, mas quase não posto nada... mas queria só tirar uma dúvida...
Em português, há uns 10, 15 anos atrás, havia a diferenciação entre história e estória. A explicação que me deram era a seguinte: história é fato, estória é ficção. Essa diferença caiu, não existe mais a palavra estória, e assim como no inglês (story), história pode er usado para ambas as definições.
Mas tomando essa definição, quando falamos na bíblia, falamos em estóris ou histórias? Pergunto isso pois há o uso das duas palavras no seu texto.
abraço!

1:49 AM  

Obrigado pelo esclarecimento entre estória e história, para mim, estória é aquilo que pode e deve ser contado, pode ser algo histórico, como os fatos bíblicos ou nossa vida ou algo até inventado que sempre tem uma relação com nossa vida.
Valeu pela visita!
Um abraço

9:20 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial