Um bom ano

Eu ainda fico muito feliz quando consigo assistir um filme inteiro na TV, nos primeiros anos desse blog eu terminava o ano listando os 5 filmes que mais havia gostado, nos últimos anos, não sabia se tinha assistido a mais de 5 filmes no ano, por isso eu parei de listar, mas hoje em dia acho que estou conseguindo a assistir mais filmes e tenho gostado bastante.
Eu havia ficado bastante interessado em assistir Um bom ano quando vi a chamada perguntando se sabia o que era ser feliz (ou coisa assim), um outro chamariz era a direção de Ridley Scott, conheço ele de filmes mais fortes, como o meu favorito "Blade Runner" e "Gladiador", seria interessante ver sua marca em um romance.
A história é a de Max Skinner, um workaholic do mercado financeiro que herda um Chateau na França de seu tio com quem vivera durante a infância, ele é do tipo implacável e bastante agressivo, mas não se dá sequer um final de semana, pois foi em um período de férias que ele tomou o emprego do seu ex-chefe. Quando vai ao Chateau, a primeira idéia é levantar o quanto vai levar em uma venda da propriedade, até quando ele é meio forçado a ficar durante toda uma semana quando ele revive os momentos que passou ali. É interessante ver o filme lembrar que Max havia crescido aprendendo a desfrutar da vida, e no final, como ele mesmo diz, havia se tornado um babaca.
Gostei muito do papel do tio em suas lembranças, ele era do tipo um mentor que em todo o momento aproveitava para ensinar alguma coisa ao sobrinho/filho. As piadas sobre os franceses são muito boas assim também como a sensação do que é apreciar um bom vinho e comer uma boa comida, esse tipo de prazer tem me chamado muito a atenção ultimamente.
É mais um daqueles filmes para lembrar que o trabalho não é tudo, mas o que me chamou muito a atenção foi a importância da mentoria do tio na vida de Max. Me faz pensar no provérbio bíblico: "Ensina a criança no caminho que deve andar, e quando for velho, não se desviará dele". Outra coisa importante para se levantar é que para se mentorear você precisa ser intencional sem ser institucional, ou seja, você precisa fazer questão de aproveitar os momentos do dia a dia pra passar a vida, e é no dia a dia que se aprende a vida, coisas que muita sala de aula não vai conseguir fazer. Outra coisa muito importante quando penso em mentoria e discipulado é que você deve ter o que passar. Recomendo um dos últimos livros do Donald Miller, To own a dragon, que fala bastante da importância dessa mentoria, falei bem por cima desse livro quando voltei de férias o ano passado.

Tag - ; ;

1 comentários:

eae Luis..

cara, tmb ando nessa mesma situação. gosto muito de ver filmes, mas ultimamente está bem dificil parar para assistir algum.

acho que o ultimo que eu assisti foi dejavu e o atirador... ambos são sensacionais. muito bons mesmo.

creio que o proximo será esse da sua indicação... um bom ano.

um abração pra vc... e vou ficar no aguardo de uma proxima promoção.

que tal ver com a w4 se não tem como sortear o cristianismo criativo novamente ou o do u2.

Deus abençoe.
até mais.

thiago | curitiba pr
www.sabadoanoite.wordpress.com

10:01 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial