Foi só começar a falar à respeito do Advento, que comecei a ter várias visitas a meu blog procurando à respeito. Eu também tenho acompanhado o blog da Christine Sine, pois ela tem se dedicado bastante a que mais gente possa ter seu Natal com muito mais significado à medida que nos preparamos a ele com esta prática.
Encontrei no blog Mustard Seed Journey, uma devocional para acompanhar todo o advento refletindo nas metáforas apresentadas no evangelho de João a respeito de Jesus Cristo.
Foi daí que pensei em seguir estas devocionais com amigos assim como fiz na última quaresma no blog "desafio da quaresma", quando pudemos ler os evangelhos durante estes 40 dias antes da páscoa.
A partir de domingo até à vespera de Natal, vou publicar estas devocionais dia a dia, disponibilizei um feed no blog para as pessoas acompanharem através de seu e-mail.
Este Natal será realmente mais significativo.

Tag - ; ;

Sua Estória

Estou celebrando hoje a minha volta às caminhadas às 6:00 de quartas e sextas, devido a vários problemas, não havia conseguido continuar as caminhadas durante os dias úteis depois que começamos o horário de verão. Graças a alguns companeiros, ainda consegui manter o compromisso de caminhada aos domingos, não parei nesse dia.
Falando em Donald Miller, ouvi uma mensagem muito boa que ele falou à Mars Hill Bible Church de Michigan há duas semanas, o nome da mensagem é "Story", ele colocou alguns elementos do que se compõe uma boa estória: um bom protagonista (que trate as pessoas como mais importantes do que a si mesmo), uma ambição e conflito.
Enquanto tem muito pastor extraindo significados bem estranhos ao propósito da Bíblia (como os cinco fatores para derrubar o gigante baseado nas cinco pedrinhas que Davi escolheu), Miller ressaltou a força que as estórias bíblicas por si só apresentam, ele contou assim a história de José, e nos levou a pensar que tipo de estória estamos escrevendo, que tipo de protagonistas somos, qual nossa ambição (se nossa ambição for um carro novo, talvez não gere um bom filme). Você já pensou nisso? A Estória que você está contando com sua vida vale a pena ser contada?
A bênção dele foi com uma frase bem interessante: "A estória é feita com aquilo que a gente faz, não aquilo que a gente imagina".

Um bom ano

Eu ainda fico muito feliz quando consigo assistir um filme inteiro na TV, nos primeiros anos desse blog eu terminava o ano listando os 5 filmes que mais havia gostado, nos últimos anos, não sabia se tinha assistido a mais de 5 filmes no ano, por isso eu parei de listar, mas hoje em dia acho que estou conseguindo a assistir mais filmes e tenho gostado bastante.
Eu havia ficado bastante interessado em assistir Um bom ano quando vi a chamada perguntando se sabia o que era ser feliz (ou coisa assim), um outro chamariz era a direção de Ridley Scott, conheço ele de filmes mais fortes, como o meu favorito "Blade Runner" e "Gladiador", seria interessante ver sua marca em um romance.
A história é a de Max Skinner, um workaholic do mercado financeiro que herda um Chateau na França de seu tio com quem vivera durante a infância, ele é do tipo implacável e bastante agressivo, mas não se dá sequer um final de semana, pois foi em um período de férias que ele tomou o emprego do seu ex-chefe. Quando vai ao Chateau, a primeira idéia é levantar o quanto vai levar em uma venda da propriedade, até quando ele é meio forçado a ficar durante toda uma semana quando ele revive os momentos que passou ali. É interessante ver o filme lembrar que Max havia crescido aprendendo a desfrutar da vida, e no final, como ele mesmo diz, havia se tornado um babaca.
Gostei muito do papel do tio em suas lembranças, ele era do tipo um mentor que em todo o momento aproveitava para ensinar alguma coisa ao sobrinho/filho. As piadas sobre os franceses são muito boas assim também como a sensação do que é apreciar um bom vinho e comer uma boa comida, esse tipo de prazer tem me chamado muito a atenção ultimamente.
É mais um daqueles filmes para lembrar que o trabalho não é tudo, mas o que me chamou muito a atenção foi a importância da mentoria do tio na vida de Max. Me faz pensar no provérbio bíblico: "Ensina a criança no caminho que deve andar, e quando for velho, não se desviará dele". Outra coisa importante para se levantar é que para se mentorear você precisa ser intencional sem ser institucional, ou seja, você precisa fazer questão de aproveitar os momentos do dia a dia pra passar a vida, e é no dia a dia que se aprende a vida, coisas que muita sala de aula não vai conseguir fazer. Outra coisa muito importante quando penso em mentoria e discipulado é que você deve ter o que passar. Recomendo um dos últimos livros do Donald Miller, To own a dragon, que fala bastante da importância dessa mentoria, falei bem por cima desse livro quando voltei de férias o ano passado.

Tag - ; ;

A Jornada - Os Ganhadores

Realmente em um final de ano corrido como esse, com esta última chamada, o pessoal percebeu que esta promoção estava prestes a terminar e acabamos com um sorteio até que bem disputado. Os ganhadores do livro "A Jornada" são (já temos gente ganhando seu segundo livro):

Blog sorteado:

  • PC Notas

  • Demais sorteados (todos blogueiros):
  • Christian Reichel
  • Rodrigo Amaro
  • Ricardo Oliveira


  • Em Dezembro tem mais! A Thomas Nelson está me enviando os exemplares do livro "O Líder Vencedor", de John Vereecken para sortear para vocês, dia 10, eu falo como.

    Mais três dias!

    Tenho um sorteio para o livro "A Jornada" marcado para esse domingo, dia 25, se as coisas continuarem como estiveram até agora não vou precisar sortear nada, pois só temos até agora dois participantes e quatro livros.
    Então se quiser ganhar um livro, que acho que valha a pena, sua probabilidade pode ser maior agora, se você se inscrever e só mais outro, lhe mando o livro, se se inscreverem mais alguns, sua probabilidade de ganhar ainda será razoável.
    Inscreva-se no post "A Jornada"

    Liturgia do Advento

    Estava colocando esse vídeo no post anterior, mas devido ao significado rico dessa oração, decdi dedicar um post somente a essa liturgia com uma tradução um pouco macarrônica minha:

    Jesus Cristo, você é a luz do nosso mundo
    Você é aquele por quem todos os povos da terra esperaram
    Esse é um tempo de vigília
    Nós aguardamos e esperamos por Aquele que ouviu nosso clamor e experimentou o sofrimento desse mundo.
    Nós esperamos em antecipação, esperando nova luz para brilhar enquanto esse tempo de alegria se aproxima.
    Esse é um tempo de preparação
    Nós preparamos nossos corações para aquele que quebrou as barreiras que nos separavam de Deus, nos separavam dos outros e de toda criação de Deus.
    Nós esperamos com corações arrependidos para preparar o caminho do Senhor.
    Esse é um tempo de promessas.
    Nós aguardamos na esperança de que a vinda prometida de Emanuel, Deus conosco, Deus para nós, Deus em nós
    Nós aguardamos na esperança de que nosso Remidor, traga o amor de Deus ao nosso mundo quebrado
    Esse é um tempo de reflexão e aguardo.
    Esperamos ser transformados e guiar outros na luz de Deus
    Nós aguardamos pelo Salvador de Deus que veio e esteve em nosso meio
    Esse é um tempo para aguardar o cumprimento da aliança de Deus de amor
    Nós celebramos a vinda do Reino de Deus com sua promessa de integridade, de reconciliação e abundância para todos
    Nós aguardamos pelo cumprimento da aliança de Deus para que o reino de Deus venha em sua integridade
    Esse é um tempo de alegre antecipação
    Muitas nações vão se juntar ao Senhor naquele dia
    E se tornarão o povo de Deus
    E a glõria do Reino de Deus será revelada e todos os povos verão isso juntos
    Nós aguardamos atentos aos sinais da vinda de Cristo
    Venha, Deus de Amor!
    Venha, Deus de Paz!
    Venha ao nosso meio Espírito de Alegria!
    Enche-nos com sua presença!
    Amém!

    Tag - ; ;

    Eu ía perguntar "Você já pensou neste natal?", é meio difícil não ter pensado no natal, o natal já está na rua, comerciais na TV para o pessoal "antecipar as compras do natal", os Papais Noéis já começaram seus expedientes nos shoppings, meus filhos já falaram com um deles e hoje, tinha uma fila enorme no Center Norte.
    As igrejas já devem estar com suas preparações também, quem não estiver deve estar meio desesperado, essa semana, o blog do Projeto Mandaqui tem recebido diariamente visitas pelo São Google buscando pela sentença "projeto de Natal". A gente até está com um projeto de natal, mas preciso ver com o pessoal se vamos conseguir cumprir esse desafio.
    Ultimamente eu tenho tentando acompanhar as propostas do Associação Grão de Mostarda, acho que com a criação do blog deles "Mustard Seed Journey", a gente pode acompanhar mais de perto suas propostas para uma igreja que desfrute de práticas espirituais mais profundas. Recentemente, eles terminaram uma série "Os novos conspiradores" aproveitando o livro que eles estarão lançando no próximo ano, apresentando quatro faces da nova igreja pós moderna: a igreja Emergente, a Igreja Missional, a Igreja Multiracial e o movimento monástico, vale a pena dar uma olhada.
    Agora eles estão disseminando a idéia do "Advento", que são práticas para dar um sentido bem maior ao Natal, a Christine Sine até me comentou perguntando se tinha alguma história brasileira sobre o Advento para compartilhar, mas infelizmente não pude acrescentar nada, pois, por incrível que pareça, é a primeira vez que ouço a respeito disso, e gostei bastante da idéia, nos próximos dias, o blog deve colocar mais idéias para as comunidades se prepararem para este natal.
    Para você ter uma idéia, veja essa apresentação muito boa que vi no Flickr pelo blog da Christine Sine.
    Coloquei um vídeo muito bom no próximo post que nos faz pensar que este Natal pode ser muito melhor explorado.
    Desfrute! A excelente notícia é que seu natal pode ser bem mais rico pelo significado que ele já tem, lembrar que ele é o início do marco da maior ação de Deus para redimir este mundo. Basta apenas que você o explore.
    Tag - ; ;

    O DNA da liderança Cristã


    O DNA da liderança Cristã, de Rubens Muzio foi apresentado pra mim pelo Sandro Baggio com bastante entusiasmo, a gente tem trocado recomendações de vários livros sobre igreja emergente que temos importado, e o entusiasmo vem justamente pelo fato desse livro ser nacional, feito por um autor brasileiro que busca trazer conceitos de igreja missional no contexto brasileiro.
    O entusiasmo se justifica, precisamos realmente de produções nacionais que possam dirigir as igrejas e os líderes para uma igreja realmente relevante. Mesmo que esse livro traga conceitos bastante básicos a respeito de igreja missional, achei muito oportuno termos um trabalho que possa despertar a liderança a esses conceitos tã importantes hoje.
    A chamada do livro é bastante interessante: "Com quem você quer aprender a liderar?", e ele expõe esse problema no primeiro capítulo quando diagnostica a igreja atual, muito pastor, no pretexto de tornar sua igreja mais relevante, tem buscado exemplos de liderança e gestão no mundo dos negócios tansformando sua igreja como uma empresa, isso quando temos o exemplo de Jesus Cristo que é fundamental para as comunidades hoje. Só achei que a cobertura da influência das igrejas neopentecostais hoje teve uma cobertura proporcionalmente menor.
    E esses fundamentos são descritos de forma fantástica quando discute os fundamentos bíblico-teológicos para um modelo missional de liderança, foi um capítulo que grifei bastante (acho que só esse capítulo já vale o livro), é uma aplicação bastante clara do conceito de que nossa idéia sobre Jesus Cristo vai determinar como vamos enxergar nossa missão, o que vai definir como vamos estruturar a nova igreja que originamos:

    "Uma correta compreensão de sua encarnação, morte, ressurreição, ascensão e volta influenciará decisivamente no desenvolvimento de uma eclesiologia robusta e, consequentemente, na formação de um conceito correto de liderança ministerial." (p.76)

    Em seguida ele busca estabelecer o ambiente onde a igreja vai se estabelecer de forma missional e passos para implementação de um plano missional para a igreja.
    "Muitos teólogos afirmam que, no século XX, o cristianismo reduziu-se a religião, uma instituição dentro do complexo sistema social, uma entre muitas engrenagens da máquina da sociedade. Algumas vezes, o cristianismo exerce uma função moral ou comunitária, ajudando as pessoas a ser melhores cidadãs ou cooperando com a comunidade. em outras oportunidades, ele se seculariza, submetendo-se aos poderes e valores mais marcantes da época, como a busca pela felicidade e prosperidade material própria do capitalismo. O grande desafio para os líderes missionais é fazer com que o evangelho atue dentro da cultura sem que seja distorcido por ela..." (p.140)

    Como já falei, não teremos igreja emergente sem as comunidades emergentes, livros como esse podem nos ajudar bastante nesse caminho.

    Tag - ;

    O Futuro do nosso movimento

    Hoje encontrei uma citação muito boa de Zach Roberts, que o Steve Knight replicou em seu blog, no Emergent Village e no Emerging Parents:

    "O futuro do nosso movimento (igreja emergente) pode ser menos uma questão de convencer o sistema estabelecido de que temos legitimidade, e mais em mostrar para nossas esposas e filhos que nós representamos uma alternativa genuína à hipocrisia que criticamos. Se ser emergente é aquela coisa toda do espírito generoso de mudança e esperança, isso deveria ser evidente à nossa casa"
    No seu blog, Steve acrescentou outra citação:
    "A igreja do futuro é uma comunidade baseada em uma causa" (Tony Sheng)

    Discutir igreja é realmente muito fácil, enquanto se está no campo das idéias você pode imaginar o que quiser e pode ter um consenso bem fácil, afinal o que se deseja é mudança. Mas a gente só vai conhecer o que é igreja emergente nesse país quando tivermos comunidades emergentes atuando prá valer nessa terra. Como Roberts afirmou, precisamos mais do que nunca de vivência emergente, coisa que vai ser confirmada a partir da vida em casa e testemunhada às famílias pós-modernas que precisam dessa verdade.

    Ah! essa tarde, o Alexandre Seloti também colocou essa citação em seu blog.

    Na corda bamba

    Meu time parece um paciente terminal, na verdade já pensei que a vaca tinha ido para o bréjo quando empatou com o Internacional depois de ganhar do São Paulo, aquele era o momento de criar um "momentum" de recuperação e se afastar da chamada zona.
    É incrível meus copanheiros corinthianos festejarem os últimos empates simplesmente porque poderia ter sido muito pior! Quando deveríamos ter ganhado para resolver de vez a situação, estes empates só postergam uma solução que não sei se o time tem condições de dar. O time é realmente muito fraco, quando você vê que não tem condições de ganhar um jogo, você só apela para a esperança. Ainda bem que no último domingo, todo o segundo tempo estava a caminho de Bragança, soube do resultado de uma vez, quando consultei o celular.
    Às vezes penso que escapar do rebaixamento é como premiar a incompetência, é como torcer para aquele amigo seu ir bem na prova quando você sabe que passou a noite na balada e não estava nem aí em se preparar.
    Bom, o Luis Mello consegue diagnosticar essa situação melhor que eu, mas no final torço mesmo para o Timão escapar dessa porque um rebaixamento deve ser realmente muito doloroso.

    A Jornada

    A Thomas Nelson Brasil me deu mais uma vez o privilégio de distribuir mais 4 livros, desta vez, pude escolher o livro, A Jornada, de Billy Graham, acho que é um dos maiores cristãos vivos hoje em dia, vale a pena ouvir o que ele falar.
    Para você saber mais do livro, veja o release que a TNB mandou:

    William Franklin Graham Jr. fez da própria vida uma jornada. Conhecido como Billy Graham, tornou-se um dos homens mais respeitados do Século XX, de acordo com pesquisa publicada pela revista norte-americana Time. Perto de completar 90 anos de idade, lutando contra os efeitos do mal de Parkinson e de um câncer, ele procurou sintetizar em A Jornada – Como Viver com Fé em um Mundo Incerto (Thomas Nelson Brasil, 312 páginas) o conhecimento acumulado desde a década de 40, quando iniciou nos Estados Unidos o que batizou de Cruzada Evangelística.

    Trata-se de uma pregação embasada em mais de cinqüenta anos de viagens pelo mundo, com passagens pelos países do bloco comunista dos tempos da Guerra Fria, pelaa África do Sul durante o apartheid e até mesmo pela ainda hoje fechada Coréia do Norte. Estima-se que tenha levado seus discursos a mais de 200 milhões de pessoas em 185 nações. Inclusive no Brasil, onde lotou o Maracanã durante evento realizado em 1974. Mas foi em seu próprio país, os Estados Unidos, que alcançou maior influência. Liderou congregações, fundou uma grande associação evangélica e foi conselheiro de presidentes norte-americanos como Eisenhower, Lyndon Johnson, Richard Nixon, Bill Clinton e os Bush.

    O livro tem quatro grandes seções: A jornada começa; Força para a jornada; Desafios ao longo do caminho; Mantendo o rumo. No prefácio, Graham escreve: “Você não pode mudar o passado. Mas com a ajuda de Deus pode mudar o futuro”. Assim começa a pregação definitiva de um dos homens que mais influenciaram o Cristianismo nos últimos cem anos.

    A Jornada trata da ligação das pessoas com os ensinamentos bíblicos e a Fé em todos os momentos da vida. Sobre a velhice, por exemplo, diz: “é a última oportunidade que Satanás tem de nos tirar do caminho. É difícil não nos preocuparmos com saúde, solidão, situação financeira ou várias outras questões que enfrentamos quando envelhecemos. Podemos começar a pensar se Deus nos abandonou. Mas ele não fez isso”.

    Sobre A Jornada, o crítico literário norte-americano Harold Bloom escreveu: “A sinceridade, transparência e poder de convicção de Billy Graham não podem ser negados. Ele é um ícone essencial de um país onde, por dois séculos, a religião não tem sido o ópio, mas a poesia do povo”.

    Bloom também é autor do texto sobre Graham na edição especial da revista Time de 14 de junho de 1999, quando o pregador foi incluído numa lista com 20 nomes, entre os maiores ícones e heróis do Século XX, após pesquisa de opinião pública. Dividiu a honra com Madre Tereza de Calcutá, Che Guevara, Anne Frank, Pelé, Marilyn Monroe, Princesa Diana, entre outros.

    O que vamos fazer é o seguinte:
  • Vou sortear um livro para quem me ajudar nessa promoção dedicando um post com um link para este post

  • Os outros 3 livros, vou sortear entre o pessoal que me responder nos comentários:

  • Em que ponto você se considera na Jornada?

    Me lembre nos comentários que você abriu um post para esse concurso, o recurso abaixo das referências a esse post não está funcionando direito. Se eu não te conhecer, por favor, coloque seu e-mail no seu comentário ou não deixe de aparecer para pelo menos ver se você foi sorteado.
    Lamento aos amigos fora do Brasil, mas esta promoção está restrito ao território nacional.
    O sorteio será no dia 25 de Novembro
    Boa Sorte!

    Precisamos de uma nova Reforma?


    Encontrei no Tall Skinny Kiwi

    "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta" (Mt 7:7-8)
    Estou acompanhando as mensagens do Mars Hill de Michigan, particularmente a última série que eles desenvolveram sobre os "Ais" que Cristo lançou aos líderes religiosos da época escritos por Mateus no capítulo 23, versos 13 em diante. Em uma destas mensagens, o pastor Rob Bell estava comentando de como Jesus comparava o Reino de Deus, ele citou o versículo acima e falou como se Jesus explicasse:
    "O Reino é como a água... o vento... é como estar à porta, você está lá bate, espera que alguém esteja em casa, que este lhe venha atendê-lo, mas você bate e espera..."
    Isso exige confiança, e aquilo que precisamos nos exercitar mais: tolerar e conviver com o mistério. Lembre-se que a queda foi justamente devido a isso, a essa intolerância com o mistério e a falta de confiança Naquele que já conhecia o bem e o mal.
    Tenho um texto bem interessante do Michael Frost falando como esse mundo hiper-real afetou a religião, mostrando exemplos de famílias perfeitas, sempre sorridentes com orações imediatamente respondidas, você tem todo o direito de desconfiar. Espero postar o texto logo.
    Foi o que me marcou essa semana, queria compartilhar antes, mas tenho estado meio preguiçoso ou desorganizado. Mas eu volto.

    Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial