Conforme comecei a indicar, terminei 2003 e comecei 2004 lendo “A New Kind of Christian”, de Brian McLaren, é um livro bastante delicado, o qual estou lendo pouco a pouco para entender e assimilar bem os conceitos do livro. Cheguei a entrar na lista de discussão do livro, e as discussões são bastante interessantes.
Em suma, o autor coloca em discussão as mudanças que a pós-modernidade está trazendo para o mundo e como o Cristianismo é visto ao se trocar as lentes modernas por lentes pós-modernas, com isto, eu quero dizer que o Cristianismo não muda, mas se em nossa era moderna ele era tinha um certo viés moderno, ele poderá adquirir vieses pós modernos sem prejuízo daquilo que Jesus Cristo queria. Há um terreno muito grande para discussão, mas, que seja uma discussão honesta, pois as discussões que tenho visto a respeito de inovações tem sido tendenciosas demais para mim!
Não vou colocar as novidades que vi, pois haveria muito para ser escrito e o blog perderia seu interesse. O que me pareceu bem claro é que depois de 500 anos, voltamos ao velho atrito que Jesus já tinha travado com fariseus ou saduceus. Ou seja, hoje, a igreja cristã, foi novamente assolada por pessoas que tomaram o cristianismo como forma de promoção, de crentes que pretenciosamente se colocam acima de pessoas que ainda não crêem no cristianismo, ou de autoridades cristãs que utilizam seus cargos para mostrar-se acima das pessoas que não o tem e querem impor sua forma de pensar assim como suas regras de conduta a seus liderados. O domínio doutrinário não é acompanhado por caráter e aí vemos cenas de hipocrisia explícita.
Vejo e-mails de pessoas cansadas disso e não posso desmentí-las pois foi algo que sofri recentemente.
Que o cristão novo surja, com a novidade de vida que Cristo sempre quis.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial