Os meios esquecidos: formação de discípulos

Alan Hirsch considera o discipulado como um dos aspectos mais importantes do mDNA, os movimentos cristãos mais importantes da história foram conduzidos por discípulos e tiveram sua sequência devido aos discípulos que os primeiros geraram.

"Para o seguidor de Jesus, o discipulado não é o primeiro passo de uma carreira promissora. Este é em si mesmo, o cumprimento de todo seu futuro. (p.103)

Muito infelizmente, a prática do discipulado é uma prática meio em desuso, à medida que a igreja abraçou a forma atracional, ela apelou muito para a cultura corrente em que ela começou a mercadejar suas experiências espirituais em troca do tempo do crente e também de seus recursos, a igreja busca a experiência do momento para garantir que seu seguidor está desfrutando do melhor e emprega profissionais para promovê-lo. Por causa desse viés, o autor vê no consumismo, a maior ameaça ao cristianismo verdadeiro, muito maior que qualquer outra religião ou ideologia, pois foi dessa forma que fazer igreja se tornou algo para profissionais, e o discipulado, como mera absorção de idéias, foi reduzido ou desprezado.
O autor vê a idéia do discipulado como uma conspiração dos pequenos Jesus'es:
"Se o coração do discipulado é se tornar como Jesus, então me parece que uma leitura missional desse texto (Mateus 28:18-20) requer que vejamos que a estratégia de Jesus é ter todo um lote de suas imitações, pequenas versões dele infiltrando cada parte da sociedade e se reproduzindo a si mesmos e através destas pessoas em todo lugar de todo o mundo."(p.113)

Nesse caso, a autoridade não viria meramente em um cargo dado, mas à influência exercida pelo discipulador. A forma orgânica, não olha para o organograma, mas para a energia.
Uma coisa que me chamou muito a atenção do ReImagine, em San Francisco, foi sua formação de lideranças, a comunidade é pequena, mas eles treinam lideranças vindas de várias partes do país. Eles fazem isso não somente com seminários ou conferências, mas simplesmente com vivência, as pessoas vão para casa de alguns dos líderes e passam um tempo aprendendo com eles, andando pela cidade, escrevendo poesias etc.
Mas uma coisa muito importante para esse passo é que para isso, você tem que viver esse evangelho, não estamos falando de assimilação de idéias, mas de influência de vida. Se você quer criar cópias de Cristo, Jesus já deve estar bem refletido em sua vida.

Tag - ; ; ;

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial