Check list para plantação da comunidade

Fui convidado pelo Feijão a enumerar 5 coisas que não concordo com a igreja atual. Fico lisonjeado pela lembrança, mas peço a licença de esculhambar um pouco o esquema!
Naquela figura de que quando se aponta um dedo há quatro apontando para mim, tenho que admitir que tenho muita culpa no que a igreja é hoje também, fui líder atuante dos grupos de jovens que participei a nível local e regional, fui (sou) oficial de igreja, curti muito ir de paletó e gravata à igreja, falar à frente, fazer orações públicas etc. Então assumo que a culpa é minha (também).
Dado o meu desconforto em enumerar o que não concordo com o que ajudei a construir, gostaria de me redimir e colocar um check list de 5 providências urgentes que preciso tomar na comunidade que estou empenhado em plantar (vou escrever como um lembrete a mim mesmo para ir consultando durante o processo de plantação da igreja:

  • 1. Esqueça a Escola Dominical - A criança e o adolescente precisam de uma educação bíblica muito consistente. Passou disso, não vai adiantar trazer os barbados para Escola Dominical, é como novela, passou 6 meses e você não lembra mais o que aconteceu. Para uma educação geral, um currículo de cursos livres vai ajudar, mas o discipulado pessoal é hoje, para mim, inegociável na formação espiritual de quem vier
  • 2. Envolva a comunidade no mundo sem criar um mundo para a comunidade - Precisamos e podemos ter nossos encontros e fazer muita coisa legal, mas não podemos esperar o pessoal entrar para descobrir o que a igreja é, assim como não podemos fazer um mundo de coisas para deixar os crentes tão ocupados que vai parecer que o mundo gira ao redor da igreja. Espero que nossa comunidade seja intencional em fazer coisas com pessoas que estarão em nossa órbita tanto quanto permita que cada crente tenha um tempo decente para desenvolver sua órbita própria, curtir os amigos, a família e ser luz lá, afinal ele é igreja também
  • 3. Sem essa de manual de introdução à comunidade - Espero que os líderes sejam tão influentes e sensíveis a ponto que não seja necessário identificá-los em um organograma para mostrar quem é que manda, espero também que a vida da comunidade seja tão clara e harmoniosa a ponto que não seja necessário também mostrar a quem entra qual é a prioridade da comunidade no momento
  • 4. Sem constrangimento- Gostaria de um lugar para pessoas imperfeitas que quisessem buscar a Deus, os exemplos teriam que estar claros na vida, não somente no discurso, as dúvidas tem que ser encorajadas sejam elas quais forem, os conflitos tem que ser aproveitados para gerar soluções criativas. Ninguém é tão santo quanto parece, se a cultura da sua comunidade estimular heróis, você está frito! Ninguém vai admitir suas falhas para ser promovido à classe mais alta. Fique de olho no que a cultura da comunidade promove ou desestimula para não tornar a igreja, um lugar de pessoas tão perfeitas que ninguém mais vai precisar melhorar, e se chegar a essa situação, a igreja vai morrer!
  • 5. Arte é expressão, não ferramenta - Arte é o melhor meio para falarmos a Deus o quanto ele é bom e relevante às nossas vidas, mas lembro uma citação de Schaeffer que o Sandro Baggio sempre me lembra que a igreja tem uma visão bastante utilitária da arte. Utilizar a arte com segundas intenções pode tirar a autenticidade da expressão, queremos ser fluentes em se expressar artisticamente, mas precisamos ter cuidado para não deixar de ser honestos e autênticos com ela
  • 6. Nada como o testemunho pessoal - já que esculhambei o esquema, vou colocar um sexto ítem que também acho importante, como na igreja de Atos, as pessoas vão entender nossa mensagem à medida que ver como essa mensagem se reflete na vida da comunidade, a vida de cada crente e a vida da comunidade como um todo é o melhor testemunho para alcançar as pessoas. Não caia na tentação de entrar em uma rádio ou TV e sair pregando achando que as pessoas um dia vão cair sem querer em sua mensagem e se converter, isso pode até ser útil para pessoas que estão longe sem alcance a um testemunho cristão, mas na selva evangélica que a gente está agora, só seremos mais um gritando nesse meio todo, isso fora o mico. Utilize seus recursos de forma melhor e mais inteligente!

  • É mesmo, fui muito influenciado pelo que tenho lido ultimamente, afinal, comprei estes livros para isso mesmo! Veja o que os demais selecionados responderam (acho que escrevi quase os mesmos pontos que eles só que de forma meio diferente!):
    Alê Seloti, Fábio Borges, Camila Monteiro, Nelson Costa e Feijão Costa.

    3 comentários:

    Cajadada neles aposkpaoskopaskpoas
    Concordo em alguns pontos descordo em outros mas gostei bastante do que li, um detalhe mas na minha opinião qualquer forma de evangelismo é valida até mesmo televisão, rádio e etc. e não vejo isso como um "mico" mas isso não valerá nada se o testumunho não condizer com o que está sendo pregado

    Deus abençoe

    12:05 PM  

    Obrigado pelo comentário, Ghernandes. Minha impressão de mico está em ver uma FM tão congestionada de rádios evangélicas, pricipalmente com várias estações piratas, e com programas que acho que vão bem além do bom senso. Me assusta imaginar como está a igreja evangélica vendo esses programas.
    Não vou generalizar, mas acho que é a maioria que se enquadra nisso.

    2:01 PM  

    Escrevi um post sobre isso no meu blog se quiser conferir
    Deus abençoe
    http://www.thepescador.blogspot.com

    10:48 AM  

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial