Os meios esquecidos: Ambiente Apostólico

Comunidades orgânicas não têm uma fórmula, têm um tipo de liderança peculiar, o qual o autor qualifica de liderança apostólica. Este é quem vai personificar o mDNA e vai criar todo o ambiente para que as outras funcionalidades da igreja funcionem de forma correta.

"Ministério apostólico é basicamente uma função e não um cargo. Cargo, como nós normalmente concebemos, se refere a uma posição em uma instituição estabelecida e centralizada, e requer que sua autoridade venha de um cargo na estrutura institucional... Ministério Apostólico, o qual esteve muito ativo na igreja primitiva, era percebido como um dom e um chamado por Deus, e era autenticado por uma vida consistente com sua mensagem, e reconhecido por seus efeitos no movimento e em seu contexto era, literalmente, a extensão da missão de Deus e da sustentabilidade e saúde das igrejas"(p.153)

O ministério apostólico requeria três funções básicas:
  • 1. Personificar o mDNA através da abertura de novo campo para o evangelho e a igreja
  • 2. Proteger o mDNA na aplicação e integração com a teologia apostólica
  • 3. Criar o ambiente para que outros ministérios surjam

  • Segundo o autor, o ministério apostólico criaria o ambiente para o ministério profético, que por sua vez criaria o ambiente para o ministério evangelístico, que criaria o ambiente para o ministério pastoral, que criaria o ambiente para o ministério de ensino.
    Como enfatizado, essa autoridade não vem do nome, mas da vida, vem do exemplo do servo sofredor e assim de sua influência da sua mensagem corroborada por seu exemplo.
    O autor relembra a estrutura apostólica levantada em seu livro anterior e detalha suas funções na comunidade, às quais se encaixam na idéia de um sistema de aprendizado aberto, possibilitando ao grupo os processos de "encaixar e dividir" assim como "contender e transcender", o grupo "encaixa" no momento em que se une e "divide" quando ele se abre para receber novas idéias. "contende" quando se estimula o debate e "transcende" quando todos se comprometem a resolver as diferenças e encontrar novas soluções.
    De uma forma bastante prática, o autor sugeriu como funcionaria a equipe apostólica em uma comunidade orgânica, cada funcionalidade teria uma equipe cujo líder participaria da equipe de liderança da comunidade, e estas funcionalidades poderiam trabalhar da seguinte forma:
  • Apóstolos - plantação de igrejas, estratégia e rede do movimento
  • Profetas - advocacia, justiça social, oração e intercessão
  • Evangelistas - evangelismo, cursos alpha, alcance nas ruas
  • Pastores - Louvor, cuidados pastorais, grupos pequenos
  • Mestres - Mensagens, cursos e desenvolvimento de materiais

  • Tag - ; ; ;

    1 comentários:

    Fiz um top 5 no meu blog, e estou te convidando a fazer um também.
    O titulo é "5 coisas que não concordo na igreja atual", e o meu ta publicado aqui: http://www.feijaocosta.com.br/blog/?p=83

    Abraço! E fique na paz!

    9:32 AM  

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial